Fale com a gente

Política

“Estou bastante decepcionado”, avalia Arion sobre início do governo municipal

Publicado

em

Aos 27 anos, Arion Augusto Nardello Nasihgil (PMDB) é o mais jovem vereador da atual legislatura em Marechal Cândido Rondon e, embora seu mandato ainda esteja apenas no início, se tornou uma das principais vozes do grupo de oposição.

Em entrevista ao Jornal O Presente, ele fez uma avaliação dos primeiros seis meses em que ocupa uma cadeira na Casa de Leis, bem como analisou o primeiro semestre do governo do prefeito Marcio Rauber (DEM).

Por outro lado, Arion elogia a composição do Legislativo com 13 edis e enaltece a união que existe entre todos, inclusive com o grupo de situação muitas vezes auxiliando a oposição para que os anseios da comunidade rondonense cheguem ao paço municipal. Confira.

 

O Presente (OP): Como o senhor avalia os seis primeiros meses de mandato como vereador?

Arion Nasihgil (AN): A minha expectativa e meus objetivos foram atingidos nos seis primeiros meses de mandato como vereador. Consegui mostrar à população que a política pode ser utilizada para o bem, pode ser feita de maneira séria, honesta e comprometida, com o único objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer uma vida mais digna para nossa gente. Eu me sinto realizado quando vejo que as pessoas voltaram a acreditar na política através do meu trabalho. Voltaram a ter fé no político como um instrumento de uma vida melhor, uma cidade mais desenvolvida, de uma qualidade de vida mais digna para os rondonenses. Mas ainda tem muito chão pela frente e tem muita coisa a ser feita. Este é só o começo. Ainda temos anos de trabalho pela frente. Quero que o que fiz nos seis primeiros meses se multiplique e cresça ainda mais. Quero terminar meu mandato como vereador sendo lembrado como uma pessoa que fez a diferença na história de Marechal Cândido Rondon.

 

OP: E como analisa os primeiros meses de governo do prefeito Marcio Rauber?

AN: Admito que estou bastante decepcionado. A atual realidade do que estamos observando é muito diferente do discurso de campanha. Aquelas lindas palavras que foram ditas que seria um governo diferente, que Rondon poderia mais, que não haveria política e seria pensado no bem de toda coletividade, não estão se cumprindo na prática. Estamos vendo um governo que iniciou na marcha lenta, com poucas realizações, com poucos benefícios para a população. Um governo bastante partidário, que despreza os seus opositores, que nos trata como inimigos, que não atende nossas solicitações e anseios, que nada mais são os pedidos da comunidade rondonense. Então o que a oposição espera daqui para frente é que o governo melhore. Que o governo inicie seu rumo de maneira eficiente, eficaz e trabalhadora, porque não queremos o mal de Marechal Cândido Rondon. Queremos um bom governo para que as pessoas saiam ganhando e sejam beneficiadas. Torcemos para que o governo inicie de uma vez por todas, comece a trabalhar para valer, pois se continuar do jeito que está infelizmente o município vai perder muito.

 

OP: Com os trabalhos agora em andamento, qual a sua posição a respeito da composição dos 13 vereadores?

AN: A Câmara Municipal, a meu ver, tem mostrado bastante trabalho. Temos conseguido mostrar à população que aumentou o número de vereadores e efetivamente aumentou a representatividade. Aumentou a qualidade do nosso trabalho, aumentou a produtividade e os custos para os cofres públicos não aumentaram, pelo contrário, esse ano a Câmara já devolveu mais dinheiro para o governo municipal do que nós vimos em anos anteriores. Então os 13 vereadores estão se mostrando bastante unidos, comprometidos com a qualidade de vida de nossa gente e o desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon. Temos visto requerimentos, projetos e indicações como nunca antes foram vistos na história do município. Então posso afirmar, não porque estou lá dentro, mas porque observo como cidadão, que esta é a legislatura que mais está trabalhando por Marechal Rondon e que está mostrando trabalho de maneira econômica e ao mesmo tempo eficiente e produtiva. Estou muito contente, pois os vereadores estão unidos, trabalhando juntos e não há brigas políticas internas. Há, sim, uma união pelo bem do município.

 

OP: Quais pontos o senhor enalteceria como marcantes neste primeiro semestre?

AN: O Brasil vive um momento único na sua história política. Os recentes acontecimentos que vivenciamos em nível federal fizeram com que as pessoas acompanhem mais a política, estejam mais atentas ao trabalho dos políticos. E isso em Marechal Cândido Rondon se reflete na Câmara, com o plenário cheio em suas sessões; reflete nas pessoas utilizando as redes sociais para protestar e cobrar seus representantes. Então o que mais destaco nos seis primeiros meses é uma participação popular nunca antes vista. As pessoas efetivamente estão participando da política, cobrando seus representantes, exigindo um bom trabalho e, sem dúvida, isso só gera coisas boas. Isso gera políticos mais comprometidas, menos corrupção e, com certeza, quem ganha com tudo isso é a população rondonense, que participa e recebe em troca mais trabalho e comprometimento dos políticos com nosso município.

 

OP: Embora a oposição esteja em menor número na Câmara, o senhor vê que o grupo tem desenvolvido um bom trabalho?

AN: Creio que a oposição tem cumprido com seu papel. Estamos constantemente fiscalizando, denunciando irregularidades, solicitando providências, pedindo informações, enfim, estamos trabalhando para que o dinheiro público seja melhor gasto, que a população seja atendida, que as coisas aconteçam de forma mais correta, honesta e digna. Muito embora sejamos minoria na Câmara, enalteço o trabalho dos colegas vereadores, que respeitam a oposição e muitas vezes até colaboram conosco para que nossos pedidos sejam atendidos e nossas solicitações sejam levadas a efeito. Então, apesar de sermos minoria, isso não tem sido um problema. Os vereadores da situação têm nos auxiliado porque eles sabem que o papel da oposição é ajudar a fiscalizar, a ter um melhor gasto do dinheiro público e isso tem sido demonstrado na prática. Mas é claro que ser oposição não é tão simples assim. Sofremos diariamente com ameaças e com desprezo de membros do governo municipal, mas é algo que não nos enfraquece. Muito pelo contrário, nos fortalece, pois mostra que o interesse maior é atender a população de Marechal Cândido Rondon. Não estamos preocupados com a política, no agradar ou desagradar pessoas ligadas diretamente à política. Estamos comprometidos, sim, em agradar os rondonenses e mostrar que estamos aqui para auxiliar e ter um município cada dia melhor.

Copyright © 2017 O Presente