Fale com a gente

Política

Lula e Bolsonaro estariam no segundo turno, diz pesquisa

Publicado

em

O ex-presidente Lula lidera com folga a primeira pesquisa feita pelo Ibope para medir o pulso da corrida presidencial de 2018. O levantamento foi divulgado neste domingo (29) pelo O Globo. Em qualquer cenário apresentado ao eleitor, Lula fica com o mínimo de 35% e o máximo de 36% das intenções de voto.

A pesquisa mostra que Lula enfrentaria Jair Bolsonaro no segundo turno se as eleições presidenciais fossem hoje. Bolsonaro aparece com 15% quando enfrenta Lula. E cresce para 18% se o ex-presidente for substituído por Fernando Haddad — e neste caso, ficaria empatado com Marina Silva.

A pesquisa foi realizada de 18 a 22 de outubro, com 2.002 pessoas em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em qualquer cenário com Lula, Marina Silva é a terceira colocada com índices entre 8% e 11%, dependendo dos adversários. Em um cenário sem Lula, Marina lidera a pesquisa, empatada com Bolsonaro.

Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e João Doria ficam no pelotão abaixo, com percentuais entre os 5% e 7%. Ciro chega a aparecer com o 11% no cenário em que Lula é substituído por Haddad.

Na pesquisa é espontânea, ou seja, quando os nomes não são sugeridos pelo Ibope, Lula aparece com 26% das intenções de voto (no Nordeste tem 42%) e Bolsonaro com 9%.

 

Bem Paraná com inf. O Globo

Copyright © 2017 O Presente