O Presente
Editorial

Desembaraçando

calendar_month 16 de março de 2018
3 min de leitura

Três excelentes notícias estão na pauta da semana para a região Oeste do Paraná. Todas elas têm relação com a logística e movimentação de cargas e pessoas. Na quarta-feira (14), a empresa Azul Linhas Aéreas e o Governo do Estado se acertaram e definiram que o município de Toledo volte a ter voos regulares para a Capital paranaense. Hoje (16), o governador Beto Richa assina as ordens de serviços para dois contornos viários, que vão desviar o tráfego de veículos, especialmente os pesados, das ruas centrais de Palotina e Marechal Cândido Rondon.

Em Marechal Cândido Rondon, o Contorno Oeste é uma reivindicação antiga, bandeira erguida por políticos, empresários e comunidade em geral, que convive com o desagradável cheiro das cargas vivas que passam pelo centro e com o infortúnio que é dividir ruas e avenidas com os gigantes de 30 toneladas. Mais que esperada, a obra vai agilizar o tráfego, melhorar o escoamento da produção agropecuária, facilitar a vida do viajante, que não vai mais precisar passar pelo centro e outros bairros da cidade caso tenha outro destino, melhorar a segurança do trânsito na sede.

Foram anos e anos de negociações até a derradeira assinatura para o início das obras. Foram muitas as lideranças que vestiram – e suaram – a camisa para que o Contorno Oeste finalmente fosse liberado. Sem o envolvimento social, da imprensa, que não cansou de cobrar, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), de políticos que representam o município e de outros atores, nada disso estaria acontecendo. Em Palotina, o filme foi basicamente o mesmo.

Mais que agilizar e melhorar a trafegabilidade na região, mais que alçar voos diários de Toledo a Curitiba, as três boas novas vão desembaraçar alguns nós que por muitos anos têm incomodado a população regional. São notícias importantes, conquistas importantes. No entanto, para fechar com chave de ouro mais esse capítulo, a população espera que as obras comecem e terminem com a maior brevidade possível, dentro de custos aceitáveis e justos e com a qualidade necessária para que de fato cumpram com seu papel.

Investir em infraestrutura de transportes é fundamental para a região Oeste do Paraná, que tem um parque fabril robusto e em ascensão, um comércio a plenos pulmões e uma agropecuária das mais eficientes e produtivas do país. O benefício em investimentos como os anunciados melhoram a vida de mais de 1,5 milhão de habitantes da região e de tantos outros que passam por aqui, seja fazendo turismo ou a negócios.

Há, no entanto, outras demandas que precisam ser sanadas. Uma delas é a criação de um aeroporto regional, que receba mais voos e interligue o empresário local com mais facilidade a qualquer canto do Brasil. As demandas não param, por isso a sociedade também não pode parar de cobrar. Obras dessa magnitude, apesar de extremamente importantes, levam anos para se tornar realidade. É hora de comemorar, mas as bandeiras não podem parar de tremular.

 
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