As grandes potências mundiais não estão fazendo nada para frear a invasão russa na Ucrânia, mas as pessoas normais estão demonstrando, pelas redes sociais, que não toleram essa guerra. Aliás, guerra transmitida ao vivo, pelo TikTok e outras redes sociais, que nos mostram imagens de um massacre contra uma nação livre e independente.
Nessas mesmas redes sociais as pessoas mais sensatas se mostram contrárias a essa guerra, repudiam as ações russas, pedem o fim dos ataques. Mas essa guerra pode se tornar ainda mais mortal, ainda mais catastrófica.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou no domingo (27) que o Exército colocasse a força nuclear estratégica em “regime especial de combate”, o mais alto nível de alerta. Putin ameaça o mundo com uma bomba atômica porque julga que as sanções impostas pelos países do Ocidente são ilegítimas e que as declarações do alto escalão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) teriam sido agressivas.
Ontem (28), uma reunião entre membros dos governos russo e ucraniano tentaram uma solução para o problema, para agradar os dois lados, mas um acordo que garanta o cessar-fogo parece que não vai acontecer tão cedo. Isso porque Putin quer a Ucrânia de volta à sua esfera de influência, enquanto o presidente Volodymyr Zelensky quer que ela permaneça independente.
Os dados não são precisos, mas parece que a Rússia tem o maior arsenal bélico nuclear do mundo. Seriam algo em torno de 4,5 mil bombas nucleares, o suficiente para eliminar grande parte da vida do planeta. Se esses tipos de bomba começarem a ser lançados, ninguém pode imaginar o que vai acontecer com a humanidade.
Para que esse alerta de Putin não dê em nada, as potências do Ocidente reafirmaram que não vão colocar seus exércitos para ajudar a Ucrânia.
Certamente o mundo está vendo com mais medo as ações de um homem frio, calculista, que se mostra esforçado para atingir seus objetivos a qualquer modo, doa a quem doer, morra quem morrer. Por conta de sua frieza demonstrada, hoje espera-se qualquer horror vindo do Kremlin.
Fato é que subestimaram o presidente da Rússia e ele tem mostrado sua face mais cruel. E essa guerra parece mesmo que não vai ser resolvida tão facilmente.
Centenas de pessoas já morreram, muitas ainda vão perder suas vidas e essa invasão à Ucrânia está longe de acabar. Essa guerra de um lado só, onde um ataca e outro se defende, onde o invasor ataca e o invadido se defende, tem chocado o povo brasileiro, que é bem inclinado para a cultura da paz. Povo que tem expressado sua solidariedade nas redes sociais, povo que pede o fim da guerra.
As pessoas de bem pedem o fim da guerra, mas não parece que Vladimir Putin esteja interessado no que pensam as pessoas de bem. Resta a nós rezarmos e torcer para que toda essa agressão tenha fim. E que as bombas atômicas continuem guardadas nos porões. Parem com a guerra.