O Presente
Editorial

Planejamento: palavra de ordem!

calendar_month 29 de dezembro de 2019
3 min de leitura

Dois mil e vinte bate à porta. Vai começar em três dias e depende de nós, principalmente de nós, para ser um bom ano ou não.

Muita gente possivelmente escolheu 2020 como o ano de mudanças, de guinada na vida profissional, de trocar de carreira, de ter um filho, de aumentar o salário, de comprar a casa própria, de adquirir um veículo, de passar no vestibular, ingressar no Ensino Superior, começar uma pós-graduação, abrir uma empresa…

Os planos podem ser muitos – além destes, outros tantos, e todos estes desejos geram uma expectativa grande dentro de cada um, que inicia um novo ano cheio de vontade. Mas como fazer para que esses planos não se transformem em frustrações?

É uma grande e boa pergunta.

Em primeiro lugar, como em tudo na vida, é preciso planejamento. Esta é a palavra de ordem. A base para qualquer pontapé inicial. É preciso reflexão, organização de ideias, ousadia, vontade, determinação e por aí vai. É preciso pensar no futuro, mas não se pode ignorar o presente.

Um novo querer exige confiança, acima de tudo. Então, é necessário basear-se na tomada de decisões com pulso firme, certo naquilo que se quer buscar.

Não basta querer mudar. É preciso mais que isso. Analise profundamente a sua real situação atual. Está mesmo insatisfeito? O problema está no campo pessoal ou profissional? Relacionamentos, convivência estão 100%? O problema está realmente na pessoa ao lado ou em você? Qual é a sua prioridade de fato: investimento pessoal ou investimento material?

Uma autoavaliação é sempre importante neste momento. Considerar habilidades, aprimorar potencialidades, melhorar as deficiências…

O aspecto financeiro é bastante relevante e pode ser decisivo em tudo que se faça ou queira. Por isso, todo planejamento feito deve considerar os prós e os contras que a mudança e/ou os objetivos planejados podem ocasionar neste sentido. Para que se siga sem sobressaltos, é preciso pé no chão.

O ambiente econômico nem sempre é favorável ou estável, por isso para encarar mudanças e desafios é necessário estar preparado. Agir por impulso e sem planejamento fará você patinar o ano todo sem chegar a lugar algum…

Seja qual for a sua fase da vida, seja qual for a sua meta, ou as suas metas, para 2020, planeje seu ponto de partida, para poder chegar a algum lugar sem frustrações, ou ao menos não tantas. Prepare-se desde já. Você verá que este exercício vale a pena. Coloque na ponta do lápis o que deseja para o próximo ano e mãos à obra. Sair da zona de conforto pode surpreendê-lo.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.