Fale com a gente

Municípios Inovação

Lindeiros assinam termo de cooperação para implantar usina de projetos

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Os membros do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu se reuniram em Assembleia Geral Ordinária, na quinta-feira (1º), para alinhar ações, assinatura de cooperação, conhecer iniciativas e dados regionais. Pautas importantes foram definidas, conforme o presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento.

Dentre os encaminhamentos esteve a apresentação da Adetur Cataratas e Caminhos, a respeito dos trabalhos desenvolvidos na região, relacionados ao turismo. Também foi aprovado recurso para evento de comemoração do Dia Mundial do Turismo em apoio à Adetur.

Rescisão de contrato

A presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), prefeita de Astorga, Suzie Pucillo, explanou sobre a situação quanto à execução de contrato com o Conselho dos Lindeiros, por intermédio de convênio com a Itaipu Binacional para pavimentação com Tratamento Superficial Duplo (TSD) com capa.

O conhecido convênio dos kits asfálticos foi firmado entre Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros e contava com operacionalização do Cindepar.

Diante da impossibilidade do aditamento de tempo devido aos prazos legais das normas da Itaipu Binacional, a AGO optou pela rescisão contratual. “Foi decido por uma rescisão amigável com o Cindepar para que adotemos a prática de utilização dos kits através de empréstimo diretamente aos municípios”, destaca Trento.

Usina de projetos e consórcio multifinalitário

Na Assembleia Ordinária também houve a assinatura de Termo de Cooperação do Conselho dos Lindeiros com o Sebrae, que prevê a implantação da Usina de Projetos e Consórcio Multifinalitário. “São duas ferramentas importantes que poderão ser disponibilizadas aos municípios”, destaca o consultor do Sebrae, Adir Mattioni.

O andamento dos trabalhos também contempla eixos do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), segundo o professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), José Ângelo Nicácio.

PGR

O PGR é embasado em 11 eixos: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.

A sequência prevê a execução dos projetos regionais e a defesa de recursos para o desenvolvimento contínuo dos municípios que margeiam o lago de Itaipu.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente