Fale com a gente

Poder Legislativo Fila de espera

Arion Nasihgil solicita contratação de mais médicos ortopedistas e aciona Ciscopar

Publicado

em

Vereador rondonense Arion Nasihgil (Foto: Divulgação)

Em proposição apresentada na sessão de segunda-feira (28) da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, o vereador Arion Nasihgil solicitou à prefeitura que, com urgência, realize a contratação de novos médicos ortopedistas e traumatologistas para atendimento na rede pública de saúde. Segundo Arion, a solicitação se dá diante da grave situação em que se encontra esta especialidade na saúde rondonense.

Conforme números fornecidos pelo Executivo Municipal, atualmente estão na fila para atendimento ortopédico 1.265 pacientes de Marechal Rondon, sendo 555 para tratamento fora do domicílio, 449 para retornos e 261 para uma primeira consulta, com pacientes aguardando na fila há mais de cinco anos. Por outro lado, a municipalidade conta apenas com dois médicos especialistas, encaminhando os demais atendimentos para o Ciscopar ou mesmo para a 20ª Regional de Saúde.

Em razão disso, Arion também acionou o Ciscopar buscando informações sobre os encaminhamentos do município rondonense.

Além de informações gerais sobre o atendimento de pacientes ortopédicos nos últimos 12 meses, o vereador questionou o consórcio sobre quais os trâmites necessários para o aumento no número de vagas ofertadas para Marechal Rondon.

Pedidos de informações

Arion Nasihgil apresentou também dois requerimentos com pedidos de informações à prefeitura, aprovados na sessão desta semana. Um deles é sobre as ambulâncias da rede pública municipal de saúde utilizadas no transporte de pacientes. Segundo o edil, são frequentes as reclamações quanto ao estado de conservação destes veículos.

Assim, Arion buscou informações detalhadas sobre esta frota e o estado em que se encontra cada ambulância. As respostas devem vir acompanhadas de fotografias do exterior e do interior dos veículos, bem como cópias dos documentos atualizados.

O segundo requerimento dispõe sobre exames de colonoscopia através da rede pública de saúde. Conforme o Portal da Transparência, hoje encontram-se na fila de espera para este exame 32 rondonenses, alguns esperando há mais de oito meses.

Assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente