Ford Ka 2020
Poder Legislativo Sugestão

Professor Leocir Lang pode ser homenageado com nome de creche do Jardim Primavera

Foto: Divulgação

Os vereadores rondonenses Claudio Kohler (Claudinho) e Vanderlei Sauer são autores do projeto de lei 20/2019, que visa homenagear Leocir Lang. A matéria, que entrou em tramitação esta semana no Poder Legislativo e deve ser votada em breve pelo plenário, denomina de Centro Municipal de Educação Infantil Professor Leocir Lang a creche construída no Jardim Primavera.

Professor, diretor de escolas, secretário municipal de Educação, jornalista e suplente de vereador, além de liderança proeminente do Lions Clube no Brasil, Leocir Lang faleceu em 08 de setembro do ano passado, vítima de acidente de trânsito. Ele era casado com Lurdes Lange e pai de Joni Leocir Lang e Keli Lenice Lang Schäfer.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

“O professor Leocir, como era chamado, conquistou centenas de amigos ao longo dos anos, tanto dentro do setor educacional quanto fora, já que era muito envolvido em causas sociais também. Profissional respeitado e querido pela comunidade rondonense, merece ser reconhecido pelo seu trabalho como professor e por sua dedicação à família e ao nosso município”, afirmam Claudinho e Sauer na justificativa do projeto de lei.

 

Histórico

Leocir Lang nasceu em 23 de abril de 1958, em Tapejara (RS). Juntamente com seus pais, veio ao Paraná em 1965.

Estudou em Marechal Cândido Rondon até o ensino médio, quando cursou Magistério e se formou em 1978. Após, cursou faculdade em Umuarama, onde em 1982 concluiu a graduação em Letras Português/Inglês. Em seguida, cursou pós-graduação em Literatura Brasileira pela Unioeste de Marechal Cândido Rondon.

Ele iniciou a carreira no magistério ainda em 1976, lecionando no ensino fundamental.

Foi diretor da Escola Municipal Érico Veríssimo durante cinco anos, e neste mesmo tempo foi professor no ensino médio. Também trabalhou no jornal O Paraná, sucursal de Marechal Cândido Rondon, em 1987 e 1988, realizando coberturas jornalísticas na região, sendo este trabalho realizado de forma concomitante com a sala de aula.

Entre 1989 e 1992, foi diretor do Departamento de Ensino na Secretaria Municipal de Educação. Por várias vezes, presidiu as Associações de Pais dos Colégios Eron Domingues e Rui Barbosa, sendo que neste educandário também foi professor entre 1979 e 2004.

Em 1993, e assumiu a vice-direção do Colégio Estadual Frentino Sackser.

Em 2001, passou a comandar a Secretaria Municipal de Educação, permanecendo como chefe da pasta até 31 de dezembro de 2008. Neste período, teve breve passagem na Câmara de Vereadores onde, na condição de suplente pelo PTB, assumiu a vaga de Elmir Port entre 31 de maio e 25 de junho de 2004.

De 2009 a 2011, foi professor com dois padrões nos Colégios Estaduais Eron Domingues e Frentino Sackser.

Em 2011, elegeu-se novamente à direção do Colégio Estadual Frentino Sackser, cargo que ocupou até o dia em que sofreu o acidente automobilístico, em 17 de agosto de 2018.

Presidiu o Lions Clube Marechal Cândido Rondon e, posteriormente, assumiu o cargo de Governador do Distrito LD-1, nos anos de 2011/2012, tendo como lema da governadoria a frase: “Eu acredito: Lions preservando vidas”.

Em 13 de dezembro de 2016, Leocir Lang foi homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon.

 

Com assessoria

TOPO