Fale com a gente

Geral

Yoga: prática que busca a harmonia no pensamento, na palavra e na ação

Publicado

em

“O yoga integra mente, corpo e espírito. Trabalha a concentração, técnicas corporais, exercícios de respiração, métodos de relaxamento e meditação. É perfeito para acalmar a mente nessa vida tão corrida. É uma prática ótima para aliviar o estresse e encontrar sua paz de espírito, pois alia benefícios físicos e qualidade de vida, promovendo bem-estar, serenidade e paz interior”. O relato é da rondonense Alice Lang, que é adepta do yoga há mais de dez anos.

Iria Biasibetti, por sua vez, diz que começou a praticá-lo para que pudesse trabalhar a sua ansiedade. “Porém, antes de fazer a aula experimental com a instrutora Débora (Miguel Petry) fui conhecer (leitura) um pouco da atividade, entender quais seriam seus objetivos e benefícios”, expõe, reforçando que nas aulas corpo e mente são trabalhados de forma conjunta. “Os exercícios exigem muita concentração e atenção e, durante esse processo, os movimentos e a respiração devem ser feitos de forma específica e conjunta. E tudo isso para quem é ansioso confesso que nem sempre é fácil”, aponta.

Ela comenta que sua maior dificuldade neste momento tem sido o fato do yoga exigir na aula que o estado mental esteja no “aqui e agora”, mas admite que vem constatando lentamente que está conseguindo trabalhar este aspecto, já percebendo alguns benefícios. “Percebo, por exemplo, que minha concentração tem melhorado e também minha capacidade de melhor raciocínio frente às questões do dia a dia. E esta última me leva a uma sensação de bem-estar e equilíbrio. Acredito que uma frequência contínua a longo prazo no yoga me ajudará a conquistar as mudanças que busco, melhorando assim minha qualidade de vida”, afirma Iria.

Mas afinal de contas, o que é o yoga, que vem conquistando cada vez mais adeptos? A instrutora de hatha yoga Débora Miguel Petry explica que é uma filosofia prática milenar originária da Índia, que engloba a união entre corpo, mente e espírito. “É a busca do ser humano a sua essência perdida, do seu vazio existencial. Yoga é trazer harmonia no pensamento, na palavra e na ação”, comenta.

Na Idade Média, a prática era restrita apenas para a classe real e escolarizada, em que o ensino para estudantes ocorria após passarem por provas rigorosas. “Hoje, por meio de esforços de muitos líderes da Índia, as portas do yoga foram abertas para o homem comum. Hoje yoga é para todos”, enaltece.

 

Tipos de yoga

Débora é instrutora do hatha yoga, mais difundido no Ocidente e que consiste em preparar o físico para atingir o estado de liberação ou evolução. “Tem sua ênfase nos ásanas (posturas) e pranayama (técnicas de controle de energia: respiração). É um método indicado para pessoas que não se adaptam com exercícios mais difíceis e, principalmente, por ser uma atividade de baixo impacto”, detalha.

Ela acrescenta que o hatha é subdividido em oito partes: yamas: preceitos éticos externos do ser humano que se resumem em respeito (ahimsa) e não violência com o próximo, verdade e honestidade, não invejar, moderação dos sentidos, desapego ou não possessividade; nyamas: preceitos éticos internos, pureza física, emocional e mental (positividade, meditação e autoanálise); santosha: contentamento; tapas: determinação e esforço; swadhyáya: autoestudo; iswara pranidhana: entrega, significa fazer o melhor que podemos sabendo que o final não está em nossas mãos, é ter humildade e fé; ásanas (posturas): objetivo de trabalhar o corpo e seus pontos de energia; pranayamas: técnicas de respirações; prathyahara: retenção dos sentidos; dhrárana: concentração (preparação para meditação); dhyana: meditação; e samadhi: estágio supremo da meditação, iluminação.

Por outro lado, o yoga em si possui diversos outros segmentos além do hatha, como o bhakti yoga, kharma yoga, gyan yoga, raj yoga, mantra yoga, laya yoga, dentre outros. “O bhakti, por exemplo, é o yoga da devoção. Kharma é o yoga da ação voluntária”, exemplifica Débora.

 

Benefícios

Conforme a rondonense, o yoga desenvolve o poder de intuição e resulta numa melhora na tomada de decisões, melhora a concentração, energiza, reduz asma, reduz riscos de doenças cardíacas, aumenta a libido, auxilia no tratamento da insônia, estresse mental e pânico, bem como melhora relacionamentos afetivos.

“São diversos os benefícios. No caso do hatha yoga, o primeiro (benefício) é o físico. Por ser uma prática de exercícios de baixo impacto, podemos considerar que é para todos. No caso de pessoas com algum tipo de limitação a indicação seria para uma aula personalizada em vez de em grupo”, orienta a instrutora. “O yoga também auxilia na ansiedade e depressão. Alguns psiquiatras e psicólogos já têm indicado para seus pacientes”, revela. “As pessoas estão em busca da essência perdida. Estão à procura da felicidade e a felicidade não depende somente do interno, mas também do externo. Se não podemos estar sempre felizes, que possamos estar sempre em paz. E o yoga é um caminho para isso”, afirma.

 

Hatha yoga

Um corpo forte e saudável está preparado para entrar na meditação. No hatha yoga, a aula envolve o alongamento físico, que trabalha a parte física e energética (os chakras – pontos de energia); técnicas de respiração; relaxamento e o momento da concentração, que serve de preparação para a meditação. “Neste momento de concentração o corpo está sendo preparado para a meditação. Não chega a ocorrer a meditação em si, que pode durar um longo tempo, sendo que a aula tem duração de uma hora”, detalha Débora.

De acordo com ela, no yoga o praticante precisa selecionar os pensamentos e estar focado no que está fazendo. “Observamos que as pessoas têm muitas dificuldades, principalmente quando chegam nas primeiras aulas. Alguns, já de início, percebem uma melhora. Outras chegam com carga energética muito intensa e podem notar alguma melhora com umas três aulas”, emenda a instrutora, segundo a qual, a mensalidade custa R$ 100 para aulas uma vez por semana.

 

Chakras

Os chakras são capazes de influenciar energeticamente a nossa saúde e as nossas emoções. São sete os principais chakras, que captam a energia vital e a distribuem para todo o corpo através do sistema nervoso, dos órgãos vitais e das glândulas endócrinas. “O objetivo é que eles estejam em harmonia e equilíbrio. E isso é possível atingir com o yoga, pois todas as posturas foram elaboradas não só para o físico, mas para o energético. O yoga é uma das técnicas, sendo que existem outras, como o reiki e terapias holísticas”, menciona a instrutora Débora Petry.

 

Conheça os sete principais chakras:

1º – Chakra básico/raiz (a ligação ao mundo material)

Está localizado na base da coluna. Representa a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. Quanto mais aberto e vitalizado, mais elevada será a nossa energia física. Nele estão concentradas as qualidades e os temores relacionados com a sobrevivência.

Bloqueios no chakra básico podem provocar anemia, problemas de circulação, pressão baixa, fadiga, insuficiência renal e excesso de peso. Além dos problemas psicológicos: agressão excessiva, medo da morte, incapacidade do planejamento do tempo e dependência.

 

2º – Chakra umbilical (da reprodução)

Localizado no umbigo, é o chakra da propagação da espécie. Nele se concentram as qualidades ligadas com a sexualidade, curiosidade, busca criativa pelo prazer material, gosto pelas coisas belas, pela arte, pelas emoções e a relação com outros indivíduos. No corpo físico é direcionado para os órgãos reprodutores.

Bloqueios nesse chakra resultam em disfunções relacionadas com os fluídos do corpo (urina, saliva, bile, linfa) ou com órgãos processadores desse líquidos (rins, bexiga, glândulas salivares e linfáticas). Resultam ainda em sintomas mentais como mania de limpeza, incompreensão, mente demasiadamente centrada na razão, isolamento e falta de apetite sexual.

 

3º – Chakra do plexo solar  (da ligação ao próximo)

Localiza-se na região do diafragma. Representa a personalidade e concentra as qualidades da mente racional e pessoal, da vitalidade, da vontade de saber e aprender, da ação do poder, do desejo de viver, comunicar e participar. Seu desequilíbrio é responsável pelas secreções gástricas desordenadas e disfunções das glândulas salivares. Quando fica desequilibrado, o sentimento de inferioridade aumenta e as capacidades lógicas e racionais podem diminuir. Atitudes como ambição, gastos compulsivos e ansiedade por status também são reflexo do chakra desarmonizado.

 

4º- Chakra do coração (do amor)

Localiza-se na parte superior do peito, próximo ao coração. Representa o amor incondicional que nos permite amar inteiramente e sem condições restritivas. Quando em desequilíbrio, pode produzir patologias como: síndrome do pânico, câimbras, palpitações, arritmia cardíaca, pressão alta, enfermidade dos pulmões, problemas com colesterol alto, intoxicação, tensão e até a incapacidade de amar. Bloqueios nesse chakra podem resultar em egoísmo, amor sufocante e chantagens emocionais.

 

5º – Chakra da garganta

É o chakra da comunicação, da criatividade, do som e da vibração, da capacidade de receber e assimilar. Relaciona-se com os sentidos da audição, do paladar e do olfato, além de comandar a postura do corpo. Quando em desarmonia, a pessoa passa a ter medo da rejeição e da censura, medo do fracasso na vida social e fica agressiva. Favorece o aparecimento de doenças como resfriados, herpes, dores musculares ou de cabeça, dores na base da nuca, problemas dentários e bruxismo.

 

6º – Chakra frontal (ligação ao mundo espiritual)

Localiza-se no meio da testa, entre as sobrancelhas. Relacionado aos sentidos, é responsável pela energia da parte superior da cabeça, parte craniana, olhos e ouvidos. Ele representa a intuição. Percepção, conhecimento e liderança são prerrogativas desse chakra, que nos permite entrar no mundo daquilo que é aparentemente invisível. Quando em desequilíbrio, favorece o surgimento de vícios, de drogas, álcool, compulsões, problemas nos olhos e surdez. A pessoa fica sem raciocínio lógico e sem capacidade de colocar em prática as ideias.

 

7º – Chakra coronário/da coroa  (da perfeição)

Localizado no alto da cabeça, é um chakra distinto e com intensas radiações luminosas. É o mais complexo, pois simboliza a ponte entre a mente espiritual e o cérebro físico. Representa a luz de conhecimento e consciência. Sua falta de equilíbrio provoca a puberdade tardia, a não compreensão da parte espiritual e uma visão materialista da existência. A pessoa não tem conexão com a sua espiritualidade e desenvolve problemas como insônia, enxaqueca, desordens no sistema nervoso e disfunções sensoriais.

 

Afinal, yoga é uma religião?

Dependendo do segmento o yoga pode ser voltado à religião, especialmente na Índia, onde existem adorações. Por isso da importância do praticante (ou yogues, como são conhecidos) conhecer as ramificações. De maneira geral, contudo, trata-se de uma filosofia que envolve mais o lado espiritual, e não religioso, conforme explica a instrutora rondonense.

Copyright © 2017 O Presente