Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Pfizer vai avaliar impacto da vacinação em massa contra Covid-19 na população acima de 12 anos em Toledo

Publicado

em

Impacto da vacinação

A farmacêutica Pfizer vai avaliar o impacto da vacinação em massa contra Covid-19 na população acima de 12 anos no município de Toledo. Todas as pessoas que buscarem o sistema de saúde com sintomas suspeitos devem ser convidadas a participar do estudo. De acordo com o prefeito Luis Adalberto Pagnussatt, quase 98% da população a partir de 12 anos, cerca de 121 mil pessoas, recebeu a primeira dose. Os pesquisadores então vão buscar o histórico do paciente para avaliar o status vacinal e relacionar com os sintomas identificados. Os pesquisadores querem entender o impacto da vacina da Pfizer na hospitalização de pacientes, na necessidade de unidade de terapia intensiva (UTI) e ventilação mecânica, na mortalidade, na qualidade de vida e, também, na possibilidade de uma segunda infecção pelo coronavírus.

 

Óbitos por Covid

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 176 dos 399 municípios paranaenses não registram óbitos por Covid-19 há 30 dias, ou seja, 44,1% do total. O levantamento mostra ainda que 261 municípios não registraram mortes por Covid-19 há sete dias, 65,4% do total. Outras 25 cidades não registraram mortes pela doença há mais de 100 dias, 6,2% do total. A única cidade que não registrou nenhuma morte em decorrência da Covid-19 é Boa Esperança do Iguaçu, localizada no Sudoeste do Estado, com pouco mais de 2,7 mil habitantes.

 

Governador em exercício

O vice-governador Darci Piana assumiu o Governo do Paraná, ontem (07). O governador Ratinho Junior embarcou para os Emirados Árabes Unidos para participar da Expo-Dubai, feira internacional de negócios. Piana é o governador em exercício até o próximo dia 17. O Brasil é um dos 192 países que marcam presença no evento, que será realizado até março de 2022. A Expo 2020 terá como tema “Conectando mentes, criando o futuro” e focará em soluções para sustentabilidade, mobilidade e oportunidades. O Brasil aposta na exposição como uma vitrine para “reposicionar” sua imagem perante a comunidade internacional e superar a crise econômica depois de meses de pandemia.

(Foto: Gilson Abreu/AEN)

 

Despesas públicas

A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado aprovou projeto de lei de autoria do senador Flávio Arns, que trata da disponibilização de documentos necessários à promoção da transparência no âmbito das despesas públicas. Entre outras medidas, a proposta determina a divulgação, na íntegra, de recibos e notas fiscais referentes a ressarcimentos de agentes públicos e de gastos com cartões governamentais. Ao mesmo tempo, proíbe que sejam classificadas como sigilosas as despesas de caráter pessoal, como alimentação, bebida, telefone, restaurante e hospedagem. A matéria seguiu para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

 

Membros da União

O deputado federal paranaense Pedro Lupion (DEM) foi escolhido como membro suplente da executiva nacional do União Brasil, o partido que resultou na fusão entre o DEM e o PSL. Lupion é o único representante do Paraná na cúpula da nova sigla. Foram empossados o presidente Luciano Bivar, 11 vice-presidentes, o secretário-geral ACM Neto e 1º secretário Efraim Filho, a tesoureira Maria Emília Gonçalves de Rueda e 1º tesoureiro Clóvis Cavalcanti, 16 membros titulares e 16 membros suplentes.

 

Vestibular 4.0

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) está com inscrições abertas para três processos seletivos com ingresso no primeiro semestre de 2022, chamados de vestibular 4.0, em três modalidades: geral, medicina e American Academy Health. As provas são realizadas de forma remota, com monitoramento em tempo real, ao vivo, conduzido por fiscais e com auxílio de Inteligência Artificial (IA). As inscrições podem ser realizadas no site multiversidade.pucpr.br até quarta-feira (13) e a prova será aplicada no próximo dia 17.

 

Eletromobilidade

Técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) iniciaram a prospecção de uma nova parceria com o município de Curitiba para o financiamento de ônibus elétricos, infraestrutura de carregamento para a eletromobilidade e a diversificação de modais com emissão de baixo carbono. Os trabalhos com vistas à eletromobilidade estão integrados ao planejamento da cidade como parte da meta Viva uma Nova Mobilidade Urbana, prevista no plano de governo 2021/2024 do prefeito Rafael Greca e que pretende a ampliação da intermodalidade com prioridade a sistemas movidos à energia limpa.

 

Fluxo em ascensão

O Aeroporto Regional de Maringá teve o maior fluxo de passageiros do ano. O recorde do ano se deu no mês de setembro, com 44.335 operações, sendo 22.355 embarques e 21.980 desembarques. Comparado ao mesmo período de 2020, 16.885 operações, o número este ano é quase três vezes maior. Além disso, a direção do aeroporto projeta um aumento de 44,8% no fluxo de operações em 2021 em relação a 2020. A estimativa é uma combinação de diferentes fatores: maior oferta de assentos nas aeronaves pelas companhias, avanço na vacinação, retomada econômica com mais negócios e dinheiro circulando na cidade, iniciativas do setor de turismo, entre outros. “São condições que aumentam a confiança das pessoas e motivam a realização de viagens a negócios ou passeios”, comenta o superintendente do aeroporto, Fernando Rezende.

 

Desenvolvimento urbano

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinou a carta de adesão ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maringá (PDUI – RMM). O projeto representa os esforços do governo estadual e do Programa Paranacidade para adequação dos municípios à Política de Desenvolvimento Urbano. “Por meio do PDUI, os municípios da Região Metropolitana de Maringá discutirão e poderão elaborar, de forma conjunta, projetos de mobilidade metropolitana, planejamento territorial e uso do solo, e meio ambiente e saneamento”, explica Ulisses Maia. Com a adesão ao programa, a Prefeitura de Maringá se compromete a colocar o interesse comum acima do local, a implantar processos permanentes e compartilhados de planejamento e tomada de decisão e compatibilizar seu Plano Diretor ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, entre outros compromissos.

 

Posição de destaque

Reunindo 453 universidades, o ranking da AD Scientific Index classifica a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em posição de destaque quanto ao desempenho científico. A instituição multicampi conquistou o 79º lugar no levantamento que abrange universidades de toda a América Latina. O reitor Alexandre Webber relacionou o reconhecimento científico ao papel da Unioeste. Para ele, o lugar obtido enfatiza a importância “que o investimento na educação pública, gratuita e de qualidade tem para o nosso país”, declarou.

 

Sesc Paraná

O Sesc Paraná abriu processo seletivo para 154 bolsas de estudo na Educação Infantil para ingresso de alunos de três a cinco anos nas turmas de 2022, nos períodos da manhã, tarde e integral. Para concorrer à oportunidade, o candidato deverá ser dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. As inscrições devem ser feitas entre os dias 10 e 29 de outubro. Além de declarar relação com comerciários, também será necessário comprovar renda familiar bruta de até três salários mínimos.

 

Repasses

A Secretaria Estadual da Fazenda transferiu aos municípios paranaenses, entre janeiro e setembro de 2021, R$ 7,5 bilhões. Os depósitos são referentes a repasses de Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Fundo de Exportação (FPEX) e royalties do petróleo.  Parte do valor total arrecadado (20%) com o ICMS é direcionado também ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), para promover o financiamento da educação básica pública.

  

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente