Copagril
Coluna ADI-PR

Proposta obriga adoção de Orçamento Impositivo nos municípios

As prefeituras terão que executar as emendas de vereadores ao Orçamento até o limite de 1,2% da receita corrente líquida do ano anterior. Metade do valor terá que ser aplicado em saúde. Na conta não estão incluídos gastos de pagamento de pessoal e encargos sociais. O projeto de lei complementar que trata do tema está em análise na Câmara dos Deputados. Vai passar pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

 

Proximidade

Casa do Eletricista CÂMERAS

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Fiho, acompanha o governador Ratinho Junior na viagem oficial aos Estados Unidos. Coordenador regional da campanha de Ratinho, Silvestri Filho comunga com ele da ideia de modernizar o Estado e os municípios paranaenses.

 

Portas abertas

A convite do deputado estadual Professor Lemos (PT), de oposição ao Governo do Estado, prefeitos do interior vieram pedir apoio para manter abertas as Casas Familiares Rurais, que formam 2,5 mil jovens de famílias de pequenos produtores do interior. O líder do governo, Hussein Bakri, levou o grupo para o Palácio Iguaçu, onde conversaram com o governador em exercício, Darci Piana, e o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e combinaram trabalhar juntos num novo modelo para as casas. “Podemos ver a boa vontade do governo de dialogar e resolver os problemas, sem distinção política”, disse Bakri.

 

Aposentadoria

Já que o projeto político não foi para frente e o seu mandato termina este ano, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, investe as fichas em um empreendimento turístico na sua cidade, Capanema. O município está se posicionando como destino de ecoturismo no Paraná.

 

2022 à vista

As manifestações na Câmara do deputado federal Boca Aberta (PROS) deixam claro que as eleições municipais de 2022 já entraram na agenda. De Brasília, o deputado não perde a chance de falar sobre a Prefeitura de Londrina, na qual bate sem dó.

 

Chefias de núcleos

A Secretaria Estadual da Educação anuncia em março os nomes dos novos chefes dos núcleos regionais. A seleção incluiu análise de currículo, provas e entrevistas. O processo de escolha implantado este ano acaba com a prática vigente até então de indicação política.

 

 

Da Redação ADI-PR Curitiba

jornalismo@adipr.com.br

TOPO