Fale com a gente

Brasil Corte do orçamento

Universidades brasileiras confirmam paralisação para quarta-feira

Publicado

em

Mobilização surge contra a decisão tomada pelo Ministério da Educação de cortar 30% do orçamento das instituições de ensino do país (Foto: Divulgação/MEC)

Movimentos sindicais e estudantis convocam greve geral contra cortes nas universidades federais para quarta-feira (15) em todo o Brasil.

Mobilização surge contra a decisão tomada pelo Ministério da Educação de cortar 30% do orçamento das instituições de ensino do país.

A Manifestação conta com o apoio de entidades como União Nacional dos Estudantes, Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil e Sindicato dos Servidores Técnico Administrativo da Fundação Universidade de Brasília.

Em resposta aos ataques à educação pública, entidades do setor convocaram suas categorias para uma paralisação nacional na quarta-feira.

A luta contra a reforma da Previdência também estará na pauta na quarta-feira e nas demais datas da agenda de mobilização.

Entidades destacam que a desconstitucionalização dos direitos previdenciários prevista na PEC 06/2019, aumenta a incerteza quanto à aposentadoria e aponta ainda que a reforma ataca professoras e professores do ensino fundamental, que terão o tempo contribuição elevado em quase 10 anos.

Organizadores defendem que o MEC está sendo forçado a definir cortes após o governo anunciar um contingenciamento orçamentário de 30 bilhões de reais; e desse total, 5,8 bilhões terão de vir da Educação.

O novo corte terá impacto em todas as áreas, inclusive no acesso e permanência dos estudantes e pode, inclusive, inviabilizar a continuidade das atividades acadêmicas nessas instituições de ensino superior, conforme adiantou a direção da Universidade Federal do Paraná.

 

Com Rádio Difusora 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente