Fale com a gente

Social

Coluna Social desta segunda-feira, 28 de agosto

Publicado

em

Todo charme de Janemara Maria Somacal, que apaga velinhas hoje (28). Tim-tim! (Foto: Arquivo pessoal)
Toda simpatia de Claudiane Mariam, aniversariante de hoje (28). Felicidades! (Foto: Arquivo pessoal)
Rodrigo Copetti e Danifer Oliveira. Ele estreia idade nova hoje (28). Parabéns! (Foto: Arquivo pessoal)
Aniversariante de hoje (28), Danieli Schneider e sua mãe. Parabéns! (Foto: Arquivo pessoal)
A editora-chefe de O Presente, Ana Paula Wilmsen, comemorou mais um ano de vida no domingo (27). Parabéns! (Foto: Arquivo pessoal)

Patrimônio histórico e cultural 

Importante rota turística do Paraná, a Estrada da Graciosa (PR-410) completa em 2023 um século e meio de construção. Seus aspectos culturais e naturais lhe conferem valor imaterial, tanto pela importância na cultura local dos municípios de Antonina, Morretes e Quatro Barras, quanto pela contribuição econômica para a história do Paraná. Inaugurada oficialmente em 1873, a Graciosa tem uma história que precede a chegada dos primeiros colonizadores ao Paraná.

O trecho paranaense da Serra do Mar abriga as maiores elevações do centro-sul do Brasil, como o Pico do Paraná e seus 1.992 metros de altitude. Popularmente conhecida como Cordilheira da Marinha, essa cadeia montanhosa foi o grande obstáculo entre o Litoral e o planalto paranaense. Há mais de 350 anos, os indígenas utilizavam diversas trilhas para cruzar a Serra do Mar. Esses caminhos na Mata Atlântica eram usados em tempos de colheita do pinhão. A Graciosa era uma dessas trilhas, embora ainda não tivesse esse nome.

A Estrada da Graciosa está inserida na Serra do Mar, junto com outras intervenções humanas, como a Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba. A Serra do Mar é um bioma rico em biodiversidade, estendendo-se do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro. O cenário atrai aventureiros de todas as regiões do Brasil.

Embora a Estrada da Graciosa não seja em si tombada, o trecho paranaense da Serra do Mar pelo qual a via atravessa teve seu tombamento efetivado pelo Governo do Estado em agosto de 1986. O tombamento ocorreu conforme a Lei Estadual 1.211/1953, que dispõe sobre o patrimônio histórico, artístico e natural do Paraná.

A área também foi reconhecida como patrimônio mundial da UNESCO e constitui um dos mais belos exemplos de patrimônio cultural, natural e turístico do Brasil.

Aniversariantes desta segunda-feira, dia 28 de agosto:

Ailton Luiz Curioni
Denilson Alves
Dilson Tadeu Koch Uhry
Ingrid Glucksberg
Irene Pichler Jung
Janemara Somacal
Lenir Ivete Blatt
Moacir Coppini
Mônica Silvani Scherer
Paulo Rodrigo Nogueira
Rosa Alievi
Samuel Mokfa
Terezinha Scherer
Vani Marlei Rasch Pacheco

Copyright © 2017 O Presente