Fale com a gente

Esportes Noite Histórica

Palmeiras bate o Boca Juniors no La Bombonera e garante classificação

Publicado

em

Foto: AFP

Na noite de quarta-feira (25), o Palmeiras visitou o Boca Juniors no estádio La Bombonera, na Argentina, pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Com a vitória pelo placar de 2 a 0, com gols de Keno e Lucas Luma, o Alviverde garantiu por antecipação o primeiro lugar no grupo 8 e, de quebra, a classificação às oitavas de final do Continental – o time de Roger Machado ainda irá enfrentar, apenas para cumprir tabela nesta primeira fase, o Alianza Lima-PER, em Lima, no dia 03 de maio, e o Junior Barranquilla-COL, no Allianz Parque, no próximo dia 16.

A vitória fora de casa rendeu ao Verdão outra marca positiva: o time se isolou como o brasileiro com mais vitórias fora de casa na Libertadores: agora são 30, uma a mais do que o Cruzeiro, com quem antes o Alviverde dividia a primeira posição – a equipe mineira contabiliza 29 vitórias no certame. De quebra, o Verdão ampliou outro recorde que já era seu: o time brasileiro com mais bolas na rede como visitante na principal competição das Américas, agora com 117 tentos anotados.

Além disso, o Palmeiras também é a agremiação nacional com mais gols na competição continental, considerando todos os duelos já disputados, independentemente de mando de campo: no total, são 295 bolas na rede, sendo 175 delas como mandante e 120 como visitante.

Vale lembrar que o Verdão possui muita tradição quando o assunto é Libertadores, sendo o clube brasileiro que acumula mais edições disputadas: são 18 ao todo, assim como Grêmio e São Paulo. Além disso, o Alviverde foi o primeiro brasileiro a ter sido finalista da Libertadores, em 1961, quando enfrentou o Peñarol-URU e ficou com o vice-campeonato.

Campeão da Libertadores em 1999, o Alviverde, ao longo de sua trajetória na competição, já contou com quatro artilheiros no mais importante torneio das Américas: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um).

O jogo desta noite trouxe como consequência uma vantagem mais larga do Palmeiras em jogos disputados ante o Boca no país vizinho. Agora o Verdão possui três vitórias, contra apenas uma do time xeneize em nove duelos – os outros cinco prélios terminaram empatados (o Alviverde marcou 13 gols e sofreu nove).

Além dos jogos na Argentina, o Maior Campeão do Brasil também possui saldo positivo diante do Boca Juniors no retrospecto geral de confrontos. Considerando todos os prélios, independentemente do país ou da competição, sem exceção, foram 23 embates, com oito triunfos palestrinos, três derrotas e outros 12 empates.

Antes do jogo desta quarta (25), o retrospecto entre dos dois times considerando apenas as partidas válidas pela Libertadores apontava equilíbrio: uma vitória para cada lado e cinco empates. Com o resultado positivo, o Verdão agora leva a melhor nos números também em duelos pelo Continental.

Além dos das estatísticas curiosas mais diversas deste tradicional confronto entre Palmeiras e Boca, um fato histórico também chama a atenção. Argentina se tornou o maior palco estrangeiro de jogos do Palmeiras, agora com 37 jogos – antes deste encontro, o Peru também estava na lista das nações que mais receberam jogos do Verdão, com 36 partidas, ao lado da Argentina, que se isolou.

Já classificado, o Verdão volta a campo pela Libertadores em 03 de maio (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília), no estádio Alejandro Villanueva, em Lima, no Peru. Antes disso, o Alviverde tem compromisso marcado pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, contra a Chapecoense, no próximo domingo (29), às 16 horas de Brasília.

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente