Fale com a gente

Esportes Seleção Brasileira

Tite confirma time para Brasil e Equador e despista sobre Copa América

Publicado

em

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Foi em novembro de 2020 que a Seleção Brasileira jogou pela última vez. Quase sete meses depois, o Brasil volta a campo nesta sexta-feira (4), contra o Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar 2022, em um jogo tratado como um grande desafio pelo técnico Tite. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (3), na véspera da partida, o treinador destacou o esforço realizado para fazer com que a equipe, que tem 100% de aproveitamento nas Eliminatórias, mantenha seu ritmo de jogo e evolua após tanto tempo longe dos gramados. Ao mesmo tempo, despistou sobre um assunto que tem causado desconforto na seleção: a Copa América no Brasil.

Sobre o jogo desta sexta, Tite falou das dificuldades. “É um desafio nosso, depois de sete meses, reunir peças, dar a elas o devido treinamento, a quantificação de carga. Manter um padrão de desempenho individual e coletivo para que a gente possa ter um resultado de vitória como reflexo, como consequência de jogar bem’, disse ele. “Esse vai ser o desafio de uma equipe equilibrada, como tem sido nesse tempo todo. É uma equipe criativa, mas que também tem que ser solida. Criação, gol. Solidez defensiva, resultado. É o que a gente busca”.

Nos últimos dias, Tite projetou a equipe que entrará em campo contra o Equador no Beira-Rio. Perguntado durante a entrevista, o treinador confirmou os 11 iniciais da Seleção: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Richarlison, Gabriel Barbosa e Neymar.

A equipe terá apenas três titulares remanescentes (Danilo, Marquinhos e Richarlison) da última partida da Seleção, a vitória por 2 a 0 sobre o Uruguai. Ao falar sobre as mudanças, Tite avaliou algumas das novidades do time para este jogo. “A gente consegue ajustar Fred, do (Manchester) United, que faz sua função para dar sua criatividade maior. Gabriel Barbosa porque está com ritmo e qualidade técnica, de cabeça boa, em grande momento no Flamengo. Militão, da mesma forma. Apesar de ele jogar às vezes com três zagueiros, mas ele jogou bastante com Varane, Sergio Ramos, Nacho (no Real Madrid), ele tem domínio da linha de quatro. Alex Sandro em ritmo com Danilo. Temos que harmonizar. Claro que a equipe não vai manter padrão nos 90 minutos”, ponderou.

 

Copa América

Ainda nesta quinta (3), Tite se manifestou a respeito da mudança de sede da Copa América para o Brasil. O treinador da seleção revelou que os jogadores pediram uma reunião com o presidente da CBF, Rogério Caboclo, para debater sobre a participação no torneio e prometeu externar a posição pessoal sobre o tema após a rodada dupla das Eliminatórias da Copa do Qatar – o Brasil ainda enfrenta o Paraguai no dia 8.

“Nós temos uma opinião muito clara e nós fomos lealmente, numa sequência cronológica, eu e Juninho [Paulista, coordenador da seleção] externando a nossa opinião. Na sequência pedimos aos atletas para trabalharem e ficarem focados na nossa preparação para o jogo contra o Equador. Nos atenderam nessa solicitação.

Na sequência solicitaram uma conversa com o presidente (Rogério Caboclo) direta e lealmente falando a ele as suas opiniões, porque está muito clara, muito limpa, muito clean, e foi externada em conversa pessoal com presidente e comissão técnica. A partir daí temos a posição dos atletas”, disse Tite. “E para o torcedor fica nosso respeito: gostaríamos no momento oportuno de externar isso a ele. Não vamos externar agora pela prioridade de jogar bem e ganhar o jogo. No término dessa data Fifa as situações vão ficar claras”.

A mudança de sede da Copa América gerou críticas tanto dentro da comunidade do futebol sul-americano como de personalidades públicas brasileiras. A troca de sede foi confirmada nesta segunda-feira (31). Brasília, Cuiabá, Goiânia e Rio de Janeiro serão as novas sedes do torneio, que começa em 13 de junho. Tite admitiu que há um mal-estar dentro do elenco – alguns jogadores pensam em não disputar a competição. Esse foi o motivo pelo qual o capitão do jogo desta sexta-feira, Casemiro, não apareceu na entrevista coletiva. “Tem efeito, sim. Mas compete a nós filtrar toda essa situação e fazer um jogo competitivo”, disse Tite.

 

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente