Fale com a gente

Geral Consumidor

Compra dos produtos da Páscoa merece cuidados especiais

Publicado

em

Peixes merecem atenção maior (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

A época de quaresma e da Páscoa é um período que certos produtos ganham destaque na mesa do consumidor, como chocolates e peixes. Mas é preciso estar atento para os produtos típicos, especialmente os peixes. Para comprar o produto fresco é fundamental escolher um estabelecimento limpo, verificar se os atendentes têm cuidados com a higiene e, principalmente, observar se o peixe é mantido na temperatura correta.

Os peixes frescos precisam estar com olhos brilhantes e salientes. As escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele. As guelras têm que possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade. O odor do peixe é característico, mas não pode ser repugnante.

No caso de pescado congelado, o peso deve corresponder apenas ao peixe, excluindo-se a cobertura de gelo e a embalagem. Para produtos em conserva, o comprador deve estar atento ao peso drenado.

Já quem vai comprar os tradicionais ovos de Páscoa deve ficar atento à embalagem que deve apresentar de forma clara a indicação do peso líquido na embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, desconsiderando a embalagem e os brindes, se houver.

Nas embalagens dos chocolates também é obrigatória a indicação de faixa etária do brinde ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição de faixa etária. O selo do Inmetro deve ser procurado dentro da embalagem do brinquedo ou brinde, o que garante a qualidade do produto e a segurança das crianças. O selo não precisa estar estampado na embalagem externa do chocolate porque o chocolate não recebe essa certificação, somente o brinde.

Em caso de dúvida ou denúncia, deve ser procurado o Procon-PR ou o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem/PR).

 

Com Bem Paraná e agências 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente