Fale com a gente

Geral Saúde

Entenda como a acupuntura pode ajudar no alívio de dores e até a emagrecer

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Em geral, a acupuntura goza da reputação de curar e aliviar dores. Realmente, as nevralgias como dores no pescoço, ombros, braços, nervo ciático ou dores de cabeça são reduzidas com o tratamento de acupuntura. Mas pensar que ela cura apenas dores seria limitar a sua capacidade terapêutica.

O médico Carlos Henrique Pereira Amarante explica que a acupuntura é um recurso terapêutico e pode curar diversas doenças, como dores de cabeça e até depressão.

“Quando falamos de acupuntura, já vem na mente a agulha. Mas a agulha é só o recurso terapêutico. A filosofia por trás dessa medicina é que nosso corpo é curável. Então podemos tratar desde questões agudas, como dor de cabeça, dor lombar, má digestão, quanto questões mais crônicas, como depressão, ansiedade, mal estar, fibromialgia”, esclarece.

Ainda de acordo com o médico, a acupuntura atua como um analgésico natural. As agulhas são inseridas em pontos específicos do corpo, e nesses locais se concentram diversas terminações nervosas que mandam mensagens para o sistema nervoso central.

“Cada vez que agulhamos esses pontos, estimulamos as terminações nervosas, que geram uma mensagem até o sistema nervoso central, cérebro e medula. Quando eles recebem essa mensagem, eles liberam neurotransmissores, e agem no nosso corpo como os analgésicos e anti-inflamatórios. produzimos substâncias que aliviam a nossa dor, de forma natural e fisiológica”, explica.

Claro que nos quadros graves é recomendável que a pessoa procure seu médico de confiança. Para esses indivíduos, a acupuntura entraria como um tratamento auxiliar, ajudando a melhorar seu sistema imunológico, pois ela age reequilibrando a energia do corpo, que circula pelos canais de energia (meridianos).

 

Acupuntura

Essa prática terapêutica faz parte da medicina tradicional chinesa e existe há milhares de anos. Por meio de agulhas, são estimulados pontos para aumentar a circulação do corpo e desbloquear os canais de energia.

“Essa especialidade médica já existe há mais de 3 mil anos da china antiga. Não trabalhamos com energias, misticismo nem nada disso. A acupuntura é uma técnica cientificamente comprovada, com bases fisiológicas e orgânicas”, afirma o médico.

 

Sobre emagrecer

Quem diria que a acupuntura, técnica chinesa criada há cerca de 5 mil anos, poderia ajudar quem se sente acima do peso a ficar de bem com o espelho? Isso é possível graças à auriculopuntura. Essa técnica milenar consiste em dar leves picadinhas na orelha da paciente.

No lóbulo da orelha, há pontos específicos que ajudam a controlar a vontade de comer.

“Emagrecimento é multifatorial. Se usarmos a acupuntura e a auriculoterapia para ansiedade, vamos conseguir ajudar no emagrecimento. Assim como também ajuda na insônia, por fazer esse trabalho de neuro modulação, ajuda bastante nessas questões psicológicas”, esclarece dr. Carlos.

 

Por que a técnica elimina o inchaço?

A acupuntura ajuda a emagrecer porque reduz a ansiedade e a retenção de líquido no organismo. Saiba mais sobre a técnica:

Apetite: para perder peso, é essencial controlar a vontade de comer. Os pontos de acupuntura localizados na orelha tratam justamente desse problema, regulando o apetite.

Ansiedade: a agitação sem causa aparente será controlada. Você não sentirá mais aqueles impulsos de abrir a geladeira e devorar tudo, conseguindo manter uma dieta equilibrada.

Intestino: se esse órgão funciona com perfeição, o corpo não fica inchado. O tratamento fará a energia do corpo circular de maneira correta, para não reter líquido nem fezes.

Sono: dormir bem (cerca de oito horas por noite) significa ter dias melhores, com menos ansiedade e exaustão.

 

Inclusa no SUS

A acupuntura passou a ser incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) e, por ser uma especialidade médica, também faz parte da lista de procedimentos em vários planos de saúde.

“O SUS está fornecendo há alguns anos esse serviço. Os planos de saúde também, por se tratar de uma especialidade médica. Nas consultas particulares, varia bastante, mas em média é de R$150 a R$200 uma sessão”, explica o médico.

 

Pode doer?

“Pode sim causar desconforto, desde sensação de queimação, coceira, até amortecimento, no momento do agulhamento”, afirmou dr. Carlos ao explicar sobre algumas dores que surgem durante a sessão.

“Como vamos fazer em pontos específicos que trabalha com agulhamento, e esses locais tem terminações nervosas com uma concentração maior. Mas depende de pessoa para pessoa. mas depois que termina a sessão, não sente mais dor nesses locais”, conclui.

 

Com Banda B

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente