Fale com a gente

Geral Mudança climática

Frente fria vai trazer chuva e temporais após calor de 40ºC e sensação térmica de 50ºC

Publicado

em

(Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

A segunda-feira (12) registrou marcas extremas no Sul do Brasil, mas o calor está com as horas contadas. A razão é uma frente fria que na segunda-feira passou pela província de Buenos Aires e o Uruguai com chuva, localmente forte, e alguns temporais que não chegaram a ser severos.

A chegada da frente formou uma grande nuvem arco do tipo prateleira que avançou sobre Montevidéu com chuva e trovoadas.  

A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul nesta terça-feira (13), dando fim à onda de calor de quase duas semanas. Chove em todas as regiões do estado no decorrer do dia, em vários pontos desde a madrugada e de manhã. No decorrer do período, a frente se intensifica sobre o estado e avança para o Norte. Os mapas mostram a projeção de chuva do modelo europeu para a madrugada, manhã, tarde e noite desta terça-feira no Sul do Brasil.

Alerta-se para o risco de chuva localmente forte a intensa na passagem da frente fria pelo Rio Grande do Sul assim como para a possibilidade de alguns temporais em setores localizados em que pode ter queda de granizo e vento forte (vendaval isolado).

A temperatura à tarde estará 10ºC ou mais inferior à de ontem no mesmo horário em muitas cidades. É provável que em alguns municípios a temperatura no meio da tarde fique até 15ºC abaixo do anotado hoje no mesmo horário. As máximas do dia em vários locais ocorrem ainda no início do dia, entre a madrugada e de manhã, refrescando na sequência com a chuva.

O que esperar da chuva e dos temporais

A frente fria ao avançar pelo Rio Grande do Sul nesta terça trará chuva generalizada, mas com grande variabilidade de volumes. Volumes altos serão anotados em vários pontos, por precipitações localmente fortes, enquanto em outros choverá pouco. Assim, em um grande número de locais, porém não em todos, a chuva trará melhora para as lavouras que se ressentem da falta de precipitação.

Alguns locais podem ter chuva tão volumosa quanto perto ou acima de 100 mm enquanto outro podem não passar de 15 mm ou 20 mm. Embora haja risco de temporais isolados, alguns com potencial de serem fortes com vendaval, não se antecipa condição de tão alto risco quanto em 16 de janeiro, quando vendavais destrutivos atingiram a Porto Alegre e muitas cidades do interior.

Com MetSul

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente