Copagril
Geral Referência no Oeste

Hospital do Câncer Uopeccan completa 28 anos de história

Quase três décadas prestando atendimento à população e gerando mais de mil novos empregos no interior do Paraná (Foto: Divulgação)

A União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer, foi fundada no dia 12 de junho de 1991, onde se escrevia a primeira página da história da Uopeccan.  O atendimento de fato deu início no hospital regional de Cascavel, entre 1998 e 1999, com apenas 35 leitos e com a Bomba de Cobalto, a instituição recebia pacientes de Cascavel e região.

Com a demanda de pacientes se viu a necessidade de buscar um local maior e que se adequasse, “foi quando a prefeitura nos doou uma parte deste imóvel, e a gente iniciou a construção da Casa de Apoio, que aloja 60 pacientes e acompanhantes quando necessário para aqueles que buscam tratamento na Uopeccan”, afirma Ciro Antonio Kreuz, Presidente do Conselho Superior.

Segundo o Presidente do Conselho Superior, a chegada da Bomba de Cobalto foi o início de um sonho, a construção do complexo hospitalar Uopeccan, o primeiro bloco construído após a Casa de Apoio foi a radioterapia, medindo 700 m2, que, recebeu na época um novo equipamento, o Acelerador Linear, liberado pelo Ministério da Saúde através do Fundo Nacional de Saúde.

Com o passar dos anos, cada vez mais pessoas se juntaram na missão de prestar atendimento de qualidade e humanizado. Atualmente o hospital conta com mil colaboradores entre Cascavel e Umuarama e mais de 600 voluntários divididos entre matriz e filial. A Uopeccan presta atendimento por meio de convênios, atendimento particular e através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A instituição é filantrópica, sobrevive de doações da comunidade, eventos beneficentes, Nota Paraná, cofrinhos distribuídos pelos municípios da região, soma de toda a dedicação e confiança depositada na Uopeccan.

A Uopeccan tem uma história de muito trabalho e dedicação cuja fundação foi através de um grupo Rotarianos do Rotary Club Cascavel, Rotary Club Harmonia e de membros da sociedade, “hoje nós contamos com o apoio de toda a sociedade, empresariado e comunidade em geral de Cascavel, noroeste e sudoeste do estado do Paraná”, diz Kreuz.

A dedicação dos parceiros e doadores refletem nos resultados ao paciente, fruto do investimento das doações, que são destinados ao avanço tecnológico do tratamento dos pacientes. Além disso, as doações também possibilitam a melhoria da estrutura do hospital, mantendo a segurança dos pacientes e acompanhantes.

Atualmente o Hospital do Câncer Uopeccan, é a única instituição do interior do Paraná, credenciada a realizar Transplantes de medula e Fígado. Mais uma grande conquista para a instituição, que preza pela humanização.

O projeto para a construção da Central de Transplante está a caminho como explica o presidente da Uopeccan, Leopoldo Nestor Furlan, “uma obra de em torno de 2.800m², para fazer a mudança do transplante de rim e de pâncreas”, comenta.

A nossa caminhada está muito longe do fim, por isso, contamos com a ajuda de todos, para que possamos conquistar uma Central de Transplantes para o interior do Paraná.

 

Doações

Para doar, não há restrições: pode ser pessoa física ou jurídica – basta querer nos ajudar.

 

Com assessoria 

TOPO