Fale com a gente

Geral Ressignificando práticas de ensino

Livro reúne experiências de professores durante ensino emergencial; lançamento acontece dia 30

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira (30) acontece o lançamento do livro “Ressignificando as práticas de ensino e de aprendizagem no contexto do ensino emergencial”, organizado pelas professoras Raquel Angela Speck e Andréia Eggers. O evento de lançamento acontece às 19h30, via Google Meet.

De acordo com as organizadoras, trata-se de uma coletânea de textos sobre as possibilidades de ensino e de aprendizagem emergidas no contexto pandêmico, com foco na didática e nas práticas pedagógicas. O público-alvo da obra são professores da educação básica e superior, assim como estudantes do magistério e licenciaturas.

O livro foi publicado pela CRV Editora, de Curitiba, e está disponível gratuitamente (acesse e faça o download em https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36553-ressignificando-as-praticas-de-ensino-e-de-aprendizagem-no-contexto-do-ensino-emergencial).

 

Novas reflexões

Raquel conta que a obra dá sequência às reflexões propostas no livro “Professores em tempo de pandemia: manual de sobrevivência”, publicado no ano passado. A obra de 2020 se desenvolveu no âmbito do projeto de extensão intitulado “Organização do trabalho pedagógico e gestão escolar no contexto da Covid-19” e desenvolvido na Universidade Federal do Paraná (UFPR), setor de Palotina. “Nesta obra, a professora Andréia Eggers participou com sua experiência na formação docente inicial e continuada, o que permitiu uma interface entre o referido projeto de extensão e as ações de formação de professores”, pontua a organizadora.

Partindo do mesmo projeto de extensão, o livro a ser lançado enfoca a pesquisa “Conta aí”, que buscou identificar as metodologias adotadas pelos professores no contexto do ensino remoto emergencial e, também, híbrido. “Os professores tiveram que ressignificar e descobrir novas formas de ensinar, assim como os alunos passaram a aprender por outros meios. A didática foi adaptada ao momento e, embora muitas situações tenham se mostrado desafiadoras, é certo que muitas coisas se tornaram possíveis, descobertas enriquecedoras do aprendizado, recursos lúdicos e interativos, com ou sem tecnologia envolvida”, expõe Raquel.

Por meio de um questionário online, via Google Forms, as organizadoras pediram para que os relatassem suas experiências. “Recebemos relatos interessantes e que fecham cada capítulo do livro. Ao todo são dez capítulos, que tratam de temas como o ensino híbrido, a criação de vídeos animados, a didática, a criatividade, a metodologia de rotação por estações, o planejamento a partir de marcos de aprendizagem, a formação docente e o uso das redes sociais para fins educativos”, antecipa.

Confira a sinopse do livro:

“Esta coletânea de textos tem como proposta abordar as possibilidades de ensino e de aprendizagem emergidas no contexto da pandemia de COVID-19. A iniciativa situa-se no âmbito das ações do projeto de extensão “Organização do trabalho pedagógico e gestão escolar no contexto da COVID19”, em desenvolvimento na Universidade Federal do Paraná, no Setor Palotina, e coordenado pela professora Doutora Raquel Angela Speck. Trata-se de uma obra voltada aos profissionais da educação e que suscita reflexões acerca desse novo momento vivenciado pela sociedade, com reflexos diretos na forma como ensinamos e aprendemos. O foco das problematizações reside, por um lado, na adoção de estratégias pedagógicas com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e, por outro lado, em oferecer ao leitor múltiplas formas de trabalhar um conteúdo de forma prática. Seus textos enquadram-se nos marcos de aprendizagem oriundos do contexto pandêmico, mas que são perfeitamente aplicáveis na pós pandemia, porque são possíveis de serem desenvolvidos tanto no ensino presencial, remoto ou híbrido”.

 

Sobre as organizadoras

Raquel Angela Speck é doutora em Educação (Políticas e Gestão em Educação) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2018) e mestre em Educação (Políticas Públicas) pelaUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, 2012). Licenciada em Pedagogia pela Unioeste (2010), atualmente Raquel é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Palotina faz parte dos grupos de pesquisa CNPQ: Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN) e da Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG).

Andreia Eggers é mestre da Unioeste (2014-2016) na área de Gestão Escolar e possui graduação em Pedagogia pela UFPR (2005), pós-graduação em Ed. do Campo, Educação Especial Inclusiva e Formação Pedagógica do Professor Universitário, Educação Infantil e Práticas Educativas. Atualmente, Andreia é professora das disciplinas de Estágio, Psicologia Educacional da Faculdade UNIMEO e compõe a BASIS (Banca de avaliadores do MEC). Além disso, a educadora é assessora pedagógica do PUFV (Fundação Sicredi), formadora de docentes do Programa Educação, coordenadora da linha de pesquisa de formação de professores e autora e pesquisadora do Teórico Querino Ribeiro precursor da Administração escolar no Brasil.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente