Fale com a gente

Geral Previsão do tempo

Março acaba com frente fria, temporais e granizo; alerta de instabilidade inclui o Oeste do Paraná

Publicado

em

(Foto: Sandro Mesquista/OP)

O último dia do mês de março tende a ser bastante agitado com relação às condições do tempo pelo Brasil afora. O maior destaque é o avanço de mais uma frente fria pelo Sul do país, provocando fortes temporais com queda de granizo inclusive.

Segundo a previsão do tempo para sexta-feira (31), a condição instável está especialmente prevista na faixa oeste do Rio Grande do Sul entre a manhã e a tarde. Isso, contudo, pode avançar até o fim do dia entre o oeste de Santa Catarina, o oeste do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul.

Os maiores acumulados associados ao sistema frontal, no entanto, devem ficar concentrados na metade sul gaúcha. Nessa faixa do país não se descarta o risco de algum transtorno, com volumes de chuva que podem chegar aos 60 milímetros (mm) em algumas localidades.

Desde o território gaúcho até a área sul-mato-grossense são esperadas rajadas de ventos de até 60 quilômetros por hora (km/h). No litoral do Rio Grande do Sul, no entanto, o vendaval deve ser ainda mais forte, com rajadas de 70 km/h. Assim, pode haver transtorno.

Previsão do tempo: temporais no Centro-Oeste

Em áreas do Sudeste há previsão de chuva significativa entre o Vale do Paraíba, o sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro. Isso por causa de instabilidades em níveis médios da atmosfera que podem provocar, inclusive, ventos, trovoadas e descargas elétricas. Nessas áreas, entretanto, os volumes devem ficar em torno de 25mm.

No Centro-Oeste, vale ressaltar que, apesar do potencial de temporais no sul da região, não são esperados grandes acumulados. O volume, aliás, tende a ser menor no norte de Mato Grosso comparado aos últimos dias.

Na faixa norte do Brasil ainda chove de maneira expressiva devido às ondas de leste e a zona de convergência intertropical (ZCIT). Há, nesse sentido, potencial para chuva volumosa e temporais desde o Amazonas e Acre até o Rio Grande do Norte. Vale salientar, no entanto, que os maiores acumulados podem ser registrados em Manaus (que segue em situação de emergência) e no nordeste do Pará, assim como na divisa mais ao norte entre Maranhão e Piauí.

Por outro lado, o tempo seco prevalece desde o norte do Espírito Santo até Goiás, além de grande parte do Nordeste. A saber, isso ocorre em especial na Bahia.

Com Canal Rural

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente