Fale com a gente

Geral

Proerd forma 81 alunos da rede municipal de ensino de Maripá

Publicado

em

“Luz, câmera, ação. Hoje é dia de Proerd!”. As frases, que são marca registrada do programa, foram anunciadas em alto e bom tom pelos formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na noite de segunda-feira (25), no Centro de Eventos. A noite de formatura marcou o encerramento de mais uma edição do programa em Maripá, formando 81 alunos dos 5º anos das Escolas Municipais Professor Leopoldo Kuroli e Pedro Álvares Cabral. 

Desenvolvido pela Polícia Militar por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e aplicado nas escolas de Maripá em parceria com a Administração Municipal por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, o Proerd é um programa preventivo e estratégico, cujo objetivo principal é ensinar as crianças a dizer não às drogas e à violência. “A partir de agora, cabe aos pais e responsáveis cultivar essa sementinha que foi plantada pelo programa e, aos proerdianos, fica a responsabilidade de colocar em prática tudo o que foi repassado e tomar decisões seguras e conscientes”, relata o comandante do Proerd na região oeste do Paraná, tenente Pedro Augusto de Lima.

Os estudantes passaram por quatro meses de aulas, uma vez por semana, com os soldados Érica Rodrigues e Carlos Alexandre Pujol. As lições são projetadas de modo a identificar as habilidades básicas e fundamentais para o processo de desenvolvimento da criança. Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois ensinam a fazer escolhas saudáveis em todos os aspectos da vida, promovendo a prevenção primária e a orientação para tomar decisões seguras e responsáveis.

Para a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi, o programa aproxima e estimula um diálogo saudável entre a escola, a família e a Polícia Militar. “Todos os temas trabalhados em sala de aula contribuem para o desenvolvimento do senso crítico, munindo o aluno de informação e atitude para tomar decisões e fazer suas escolhas de forma consciente, segura e responsável, em todas as etapas da vida. Agora formados, cada um carrega consigo a responsabilidade de tomar boas decisões”, ressalta.

De acordo com o prefeito Anderson, a continuidade do Proerd representa um avanço positivo na educação destes estudantes. “Sabemos da importância do programa na formação dos alunos como cidadãos de bem, com princípios e valores, e esperamos que ele possa ter continuidade nos próximos anos, atingindo cada vez mais estudantes do nosso município”, destaca.

A solenidade contou com o Compromisso Proerd, a entrega simbólica dos certificados, homenagem às professoras de cada turma e um jantar de encerramento. Além disso, cada formando e professor recebeu um leão Daren de pelúcia, adquirido em parceria com o Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP. O leão é mascote do programa, que representa a garra, a força e a persistência que as crianças precisam ter para dizer não às drogas e à violência.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente