Copagril
Geral Saúde

Querer dormir bem a todo custo pode virar obsessão e detonar sono: fuja da ortosonia

(Foto: Divulgação)

Um estudo publicado no Journal ou Clinical Sleep Medicine identifica como ortosonia a obsessão para alcançar o sono perfeito. A condição gera ansiedade e afeta a saúde física e mental das pessoas. De acordo com a pesquisa, os casos dessa condição são muito frequentes, devido ao conhecimento e angústia subsequente sobre hábitos saudáveis de sono.

As pessoas que se importam excessivamente com o sono tendem a monitorar o descanso noturno. Elas até compram dispositivos especiais para fazer isso e entram em crise se produzem “resultados indesejados”. Tudo em excesso é ruim. Mesmo quando se trata em cuidados com a saúde, que podem se tornar uma obsessão que, em vez de ajudar, só traz prejuízos. Todos conhecemos os hábitos e rotinas que podem atrapalhar o bem-estar e a falta de sono está entre eles.

Casa do Eletricista PISCINAS

Dormir mal interfere no nosso desempenho durante o dia e pode ter consequências graves para a saúde. Mas você sabia que também é perigoso se preocupar demais com isso?

Indivíduos obcecados com o sono perfeito geralmente experimentam casos isolados de ansiedade. Ironicamente, isso interfere com o bom descanso, criando um círculo vicioso que acaba cobrando seu preço.

Se a pessoa que sofre de ortosonia tem um descanso de baixa qualidade, pode apresentar problemas de apatia, irritabilidade e concentração, o que afeta sua saúde e seu desempenho no trabalho.
É necessário entender que a perfeição não existe. Os padrões que os médicos apontam como saudáveis nem sempre são atendidos 100%, mas não é por isso que nossa saúde está em perigo. O mais importante é tentar cumprir as recomendações, mas sem arriscar o nosso bem-estar na tentativa.

É melhor seguir uma rotina de sono de acordo com nossas atividades e tentar cumpri-la diariamente, mas tendo em mente que ela deve ser flexível no caso de precisarmos modificá-la um pouco.

 

Importância do sono para a saúde:

Dormir mal uma única noite é capaz de impactar sua saúde de 8 maneiras
Tipo de terapia é a mais eficiente contra insônia: bem melhor que remédio
Só 1 hora de sono a mais por noite aumenta em 14% libido: médica explica

 

Com Vix

TOPO