Fale com a gente

Geral Abusos

Veja 15 direitos do consumidor que nem sempre são respeitados

Publicado

em

Apesar do todo avanço que houve em relação aos direitos do consumidor, infelizmente, abusos ainda ocorrem (Foto: Divulgação)

Quem já não já passou por algum momento de constrangimento ao fazer uma compra e se sentiu coagido pelo estabelecimento a não lutar pelos seus direitos? Apesar do todo avanço que houve em relação aos direitos do consumidor, infelizmente, abusos ainda ocorrem. Para evitar isso, a maior defesa é sempre a informação e, por isso, a Proteste fez uma listagem de 15 situações mais comuns.

 

Lista de 15 Direitos do Consumidor

  • Estacionamentos não podem cobrar multa por perda de ticket
    Em caso de perda do ticket de estacionamento, não se desespere e faça valer seus direitos
  • É crime ameaçar o consumidor ao cobrar dívida
    O devedor não pode ser importunado, ameaçado ou exposto ao ridículo. A cobrança do credor deve seguir algumas regras
  • Reserva de lugar em avião não pode ser cobrada
    Cobrar um preço mais alto por poltronas do tipo conforto e pela reserva antecipada de outros assentos são práticas abusivas, segundo o CDC
  • Escola não pode pedir material de uso coletivo
    Quem tem filhos em idade escolar e tem dúvidas sobre quais materiais escolares comprar, vale a lembrança de os pais precisam providenciar apenas o que o filho irá usar
  • A garantia estendida não é obrigatória na compra de produtos
    Sempre que realizar uma compra, antes de pagar, vale o consumidor observar se o valor é apenas do produto ou há cobranças extras
  • Carro danificado no estacionamento é responsabilidade do estabelecimento
    Quem estacionou e na volta percebeu danos no carro, a responsabilidade é do estabelecimento. Não fique com o prejuízo
  • O consumidor pode recuperar tudo que foi pago a mais em ICMS na conta de luz, nos últimos 5 anos
    Não aceite que uma cobrança indevida
  • A operadora de TV não pode cobrar mensalidade do ponto adicional
    Essa cobrança acontece porque você, na verdade, paga pelo ponto adicional, o que é proibido pela Anatel, mas as operadoras alegam que o valor é referente ao “aluguel do equipamento habilitado” pra continuarem cobrando
  • O fornecedor é obrigado a cumprir o prazo de entrega
    O principal motivo de reclamações de consumidores. é o atraso na entrega dos produtos adquiridos
  • Rodízio japonês: cobrança de sobras é ilegal
    Você foi a um rodízio em um restaurante japonês e foi cobrado por peças que sobraram e não foram consumidas? Essa prática é ilegal
  • O consumidor não é obrigado a pagar tarifa de conta corrente
    O consumidor não é obrigado a pagar a cesta de serviços da conta corrente. Se você não faz transações bancárias com regularidade, pode acabar jogando dinheiro fora
  • Cobranças indevidas devem ser restituídas ao consumidor em dobro
    A PROTESTE oferece orientação aos associados quanto aos seus direitos com base no Código de Defesa do Consumidor
  • A companhia aérea é obrigada a substituir ou indenizar sua bagagem caso a danifique
    Imagine voltar de uma viagem e ver que a sua mala foi aberta e está estragada. Não se deve aceitar qualquer acordo barato.
  • No Cinema
    Proibir entrada com alimentos comprados em outro local é abusivo
  • A operadora de telefonia não pode cobrar serviços sem avisar ao consumidor
    Cobranças de serviços sem prévia solicitação é prática abusiva, e o consumidor pode exigir o ressarcimento em dobro dos valores pagos

 

Com Bem Paraná e agências 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente