Fale com a gente

Geral Doce brasileiro

Você sabia que o doce brigadeiro tem origem na política? No dia dele, veja cinco receitas diferentonas

Publicado

em

Foto: Divulgação

Hoje, o doce tipicamente brasileiro, completa 74 anos e ganhou esse nome em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, que foi candidato à presidência do Brasil em 1946. Sim, o doce mais amado do Brasil tem uma ligação direta com a política.

Heloísa Nabuco de Oliveira, membro de tradicional família carioca que apoiava a candidatura do Brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual sendo feito com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate, e o denominou com a patente do candidato preferido.

A guloseima, feita de leite condensado, manteiga, açúcar e chocolate em pó, inicialmente feita como uma forma de arrecadar fundos para a campanha, rapidamente ganhou popularidade e se espalhou pelo resto do país junto da campanha do Brigadeiro.

Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do brigadeiro”. Com o tempo, o nome “brigadeiro” se tornou tão associado ao doce que o mesmo passou a ser conhecido apenas como “brigadeiro”. Apesar do apoio recebido, Eduardo Gomes foi derrotado nas eleições, tendo a eleição sido vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.

A receita, sempre irresistível, foi sendo aprimorada com o passar do tempo. Hoje, o brigadeiro continua sendo servido em seu formato tradicional, mas também para comer de colher, compor sobremesas e rechear bolos. A criatividade dos chefs não têm limites diante de uma receita tão versátil.

Assim, separamos cinco receitas diferentonas de brigadeiro para comemorar a data com sabor

 

BRIGADEIRO DE OREO

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de essência de baunilha
8 biscoitos Oreo picados
Raspas de chocolate para confeitar

Modo de preparo

Em uma panela coloque o leite condensado e a manteiga e cozinhe mexendo sem parar para que não queime e altere a cor. Quando atingir o ponto de brigadeiro, soltando do fundo da panela, acrescente a baunilha e mexa mais até que solte do fundo de novo.

Desligue o fogo e misture os biscoitos quebrados. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar, depois coloque na geladeira por pelo menos 1 hora. Enrole e passe nas raspas de chocolate ou granulado se preferir.

 

BRIGADEIRO DE CHURROS

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
150 gramas de doce de leite
1 xícara de açúcar refinado
1 colher de sopa de canela em pó

Modo de preparo

Em uma panela, adicione o leite condensado e a manteiga. Cozinhe em fogo baixo para não correr o risco de grudar na panela.

Mexa até dar o ponto de brigadeiro, que é aquele em que a massa começa a desgrudar da panela. Unte um prato, despeje a massa e deixe na geladeira por cerca de uma hora. Para finalizar, passe as bolinhas no açúcar e na canela e uma pontinha de doce de leite em cima da bolinha.

 

BRIGADEIRO DE CAFÉ

1 lata de leite condensado
175 gramas de chocolate amargo 70%
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sobremesa de glucose ou xarope de milho (opcional)
1 e 1/2 colher de sopa de extrato de café
1 pitada de SAL

Modo de preparo

Em uma panela grande junte todos os ingredientes. Coloque no fogo e mexa sem parar. Não se esqueça de sempre mexer as bordas da panela com a espátula.

Seu brigadeiro estará pronto quando você virar a panela de lado e a massa do brigadeiro desgrudar totalmente do fundo sem grudar na borda.

Coloque a massa em uma travessa grande e espalhe bem. Cubra com plástico filme em contato com a massa.

Leve para a geladeira. Quando a massa estiver gelada, faça bolinhas e passe no confeito.

 

BRIGADEIRO DE TAPIOCA

3 colheres (sopa) de farinha de tapioca
1/2 xícara chá de leite de coco
395 g de leite condensado
200 ml de creme de leite
1 colher (sopa) de margarina
Gotas de chocolate a gosto
500 g de chocolate ao leite belga
Coco ralado seco

Modo de preparo

Coloque a farinha de tapioca em um recipiente com o leite de coco e deixe hidratar por aproximadamente 15 a 30 minutos, em seguida coloque em uma panela os outros ingredientes. Leve ao fogo, mexa até engrossar e soltar do fundo da panela. Retire do fogo, deixe esfriar, enrole os brigadeiros recheando com as gotas de chocolate e reserve.

Derreta o chocolate ao leite belga, dê o choque térmico. Banhe os brigadeiros, e os coloque em um recipiente e decore com o coco ralado seco.

 

BRIGADEIRO DE MILHO

1 colher (sopa) margarina
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de leite de coco
50 g de coco ralado
2 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de milho verde escorrido
Açúcar granulado ou coco ralado para envolver

Modo de preparo

No liquidificador, bata o milho verde e o leite de coco. Passe por uma peneira e esprema até extrair todo o suco. Coloque em uma panela e misture com os demais ingredientes ao fogo médio. Mexa até soltar do fundo. Em um prato untado com margarina, despeje a massa. Pegue pequenas quantidades com uma colher, molde bolinhas e depois passe-as pelo açúcar ou pelo coco ralado. Coloque em forminhas de doce e sirva.

 

Com Blog Barulho Curitiba 

Copyright © 2017 O Presente