Fale com a gente

Marechal Outubro Rosa

2020 e 2021 foram os anos com mais casos de câncer de mama em Marechal Rondon na última década

Já 2014 foi o ano com menos registros.

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Outubro está chegando ao fim e, com ele, as campanhas de prevenção ao câncer de mama e de útero entram na reta final.

Em Marechal Cândido Rondon, a Saúde municipal tem disponibilizado exames preventivos, exames clínicos, agendamento de mamografias e atualização de cartão de vacina. A programação no município incluiu ações especiais nos distritos e, inclusive, aos sábados, com atendimento inclusive na manhã de hoje, no Centro Integrado de Saúde (CIS).

A secretária de Saúde rondonense, Marciane Specht, considera as campanhas de outubro um importante esforço em prol da saúde da mulher, que cuida de várias pessoas e, por vezes, acaba se colocando em “segundo plano”.

“Muito mais do que ter o olhar para o curativo, nós, da Secretaria de Saúde, temos que desenvolver ações de prevenção de doenças e promoção da saúde ao longo dos 12 meses do ano. Neste mês, chamamos a atenção de você, mulher rondonense, que é fundamental para o progresso em nossa sociedade, para que escolha um momento para cuidar de si e de sua saúde”, enfatiza a secretária.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa ultrapassa barreiras e acontece em conjunto com a sociedade civil, entidades, clubes de serviços e associações, frisa Marciane. “Todos os envolvidos são agraciados com os resultados dessa belíssima campanha. O maior retorno ao longo dos anos é poder observar os números dos tipos de canceres tendo uma diminuição. Dessa forma, mais uma vez o papel da saúde pública se cumpre, sempre no olhar da prevenção da comunidade”, enaltece.

Em entrevista ao O Presente, a secretária de Saúde de Marechal Rondon expõe dados e informações sobre os diagnósticos do câncer de mama, tratamento e encaminhamentos à Uopeccan. Confira.

Diagnóstico

Uma das orientações das campanhas de prevenção ao câncer de mama é o autoexame. Conforme a secretária, essa prática possibilita a detecção de anomalias nas mamas. “Assim que se identifica algo, deve-se procurar ajuda na unidade de saúde para investigação por meio de consulta com profissional. Caso seja constatado algum problema, a paciente é encaminhada para realização da mamografia e, em alguns casos, ultrassom de mamas”, explica a secretária.

Outro foco da campanha desse mês é o câncer de colo de útero, que pode ser diagnosticado através do preventivo.

Secretária de Saúde de Marechal Rondon, Marciane Specht: “Neste mês de outubro temos a disponibilidade de 340 exames e ainda temos muitas vagas para agendamento nas unidades de saúde. Então, a oferta vem sendo maior do que a demanda” (Foto: Divulgação)

Exames disponíveis

Em agosto deste ano, foram disponibilizados 265 exames de mamografias, sendo que somente 245 foram requeridos e, entre os agendamentos, o absenteísmo foi de 20 mulheres. Já em setembro, foram disponibilizados 180 exames de mamografias e apenas 158 mulheres buscaram o atendimento.

“Neste mês de outubro temos a disponibilidade de 340 exames e ainda temos muitas vagas para agendamento nas unidades de saúde. Então, a oferta vem sendo maior do que a demanda”, avalia Marciane.

Visando atingir o máximo de mulheres dentro das faixas etárias preconizadas, estão sendo desenvolvidas ações de busca ativa pelos profissionais de saúde através das agentes comunitárias de saúde e demais equipes. “Para ter acesso, a população deve procurar a sua unidade de saúde de referência e agendar o preventivo e a mamografia”, menciona a secretária, acrescentando que o transporte da frota de saúde tem saído direto dos bairros e do interior para facilitar o deslocamento das pacientes.

Índice de casos

Até a primeira quinzena de outubro, Marechal Rondon acumula dois casos de carcioma in situ da mama (quando o câncer está no ducto de leite e não cresce no restante do tecido mamário) e 12 de neoplasia maligna da mama (qualquer tipo de câncer de mama que se disseminou no tecido mamário circundante) neste ano.

Analisando dados da última década (2013/2022), 2020 e 2021 foram os anos com mais registros de neoplasia maligna e carcinoma in situ de mama, com 22 casos cada. Já 2014 foi o ano com menos registros: oito.

Confira abaixo os dados na íntegra:

Dados atualizados em 15 de outubro de 2022 (Fonte: Sistema de Informação Ambulatorial – SAI, através do Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado – BPA-I e da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade; Sistema de Informação Hospitalar – SIH; Sistema de Informações de Câncer – Siscan)
Dados atualizados em 15 de outubro de 2022 (Fonte: Sistema de Informação Ambulatorial – SAI, através do Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado – BPA-I e da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade; Sistema de Informação Hospitalar – SIH; Sistema de Informações de Câncer – Siscan)

Segundo a secretária de saúde, os tratamentos para o câncer podem ser cirúrgicos, radioterápico e quimioterápico. “O tratamento varia de acordo com o tipo de câncer, grau histológico e outras variáveis. Cada caso tem que ser avaliado individualmente”, pontua.

Médico da Uopeccan em Marechal Rondon

Em pronunciamento no evento de lançamento da campanha Outubro Rosa em Marechal Rondon, o prefeito Marcio Rauber mencionou que há esforços para que um médico da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan) de Cascavel atenda no município uma vez por semana.

Questionada sobre a questão, Marciane afirma que tratativas vêm sendo feitas com a Uopeccan, mas até o momento nada foi confirmado. “Caso seja novamente efetivado, a comunidade terá atendimento aqui, sem a necessidade de ser levada ou se deslocar por meios próprios até Cascavel para atendimento ou triagem”, informa, acrescentando que a porta de entrada para o serviço de referência é a Unidade de Saúde, que direciona o paciente caso seja necessário para o serviço de média ou alta complexidade.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente