Fale com a gente

Marechal Superávit das contas públicas

“2022 será o melhor ano da história do município”, garante Marcio Rauber

Publicado

em

Prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber: “A expectativa é que tenhamos um superávit alto, inclusive com recursos livres, o que permite decidir onde vamos aplicar estes investimentos” (Foto: Maria Cristina Kunzler/OP)

O ano mal começou, mas já carrega intenções de um futuro promissor para Marechal Cândido Rondon. Mesmo com as contas de 2021 ainda para fechar, o prefeito rondonense Marcio Rauber estima um superávit elevado e, além disso, com recorde em relação aos recursos livres para o orçamento de 2022.

“A expectativa é que tenhamos um superávit alto, inclusive com recursos livres, o que permite a discricionariedade de decidir onde vamos aplicar estes investimentos. Tivemos excesso de arrecadação, especialmente no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). Desse modo, imagino que 2022 será o ano em que a prefeitura mais vai produzir em favor dos munícipes no diz que respeito às obras”, enalteceu o mandatário ao Jornal O Presente.

Desde o fim do recesso da administração municipal, no dia 03 de janeiro, o Departamento de Contabilidade da Secretaria de Fazenda tem trabalhado no fechamento do exercício financeiro de 2021. “Na primeira sessão legislativa de 2022, da Câmara de Vereadores, vamos acompanhar a equipe da (Secretaria de) Fazenda na apresentação dos números. Neste momento apresentaremos uma boa parte do que pretendemos executar”, adianta.

A primeira sessão ordinária da Casa de Leis rondonense está agendada para 07 de fevereiro.

 

Intervenções

De acordo com o prefeito, os recursos livres provenientes do superávit devem ser dispersos em todas as áreas da administração pública. “Precisamos comprar mais máquinas e caminhões, mas vamos definir isso tudo quando tivermos os números nas mãos. Além disso, estamos na iminência de assinar um novo convênio com a Itaipu e quero executá-lo na íntegra ainda em 2022, se for possível”, menciona.

O chefe do Executivo adiantou algumas das intervenções previstas para 2022: “Temos importantes obras de infraestrutura na área de lazer, como a remodelação da Praça Willy Barth, revitalização do Parque Ecológico Rodolfo Rieger (Lago Municipal) e outros espaços”, pontua, acrescentando que as áreas de educação, assistência social, mobilidade urbana, agricultura e de infraestrutura recebem intervenções. “Todas as áreas serão contempladas com uma gama de serviços que vão compor esse rol de obras em 2022”.

 

Recorde na pavimentação

Rauber destaca que a atenção segue voltada à infraestrutura viária por meio das obras de pavimentação. “As intervenções que fizemos nos bairros devem continuar no centro de Marechal Rondon. Temos também um investimento grande e importante para ser feito em passeio público, ciclovia e construção de novas ciclofaixas”, salienta.

Tratando-se de recuperação asfáltica, estima-se, a princípio, executar 300 quadras em 2022. Contudo, conforme o prefeito, é possível que o número se eleve e Marechal Rondon chegue a um número recorde também nas obras de pavimentação. “Estudando o que temos de recursos de outras fontes, que não sejam o orçamento do município e o superávit, podemos chegar a algo entre 400 e 450 quadras a serem pavimentadas em 2022 – não só na região central, como em alguns bairros. Por isso também digo que 2022 será o melhor ano da história do município”, reforça.

As projeções mencionadas pelo chefe do Executivo são para além do que já tem sido feito no Bairro Primavera, Marechal e Higienópolis. “Há 44 quadras sendo concluídas neste momento. Portanto, serão mais 300 quadras pelo menos na cidade”, frisa.

Tratando-se de recape asfáltico, estima-se que a execução deve ser superior a 300 quadras em Marechal Rondon somente em 2022 (Foto: Divulgação)

 

Segredo do sucesso

De acordo com o prefeito, para alcançar um alto superávit e, consequentemente, realizar tantos investimentos é preciso zelar pelas contas públicas, cortando excessos. “O segredo é comprar bem e, para isso, uma das melhores ferramentas é o registro de preço. Quando implantei isso foi chamado de legalização do roubo, mas hoje, na verdade, representa o segredo do sucesso do município de Marechal Rondon. Assim, comprar bem, fomentar concorrência e minimizar as compras diretas, que eram uma prática até 2016, são algumas medidas. Em 2016 o município gastou aproximadamente R$ 12 milhões em compra direta. Em 2017, quando assumimos, caiu para R$ 1,9 milhão. É um dinheiro que sobra”, encerra.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente