Fale com a gente

Marechal Projeto

Adolescentes visitam a Unioeste campus de Marechal Rondon

Publicado

em

O projeto é coordenado pela psicóloga Romilda Guilland, do Serviço Auxiliar da Infância e da Juventude – SAIJ, da Comarca de Marechal Cândido Rondon (Foto: Arquivo/Unioeste)

Na última quarta-feira (13), adolescentes que participam do projeto “Formação de Adolescentes para o Mercado de Trabalho”, conheceram a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon.

O projeto é coordenado pela psicóloga Romilda Guilland, do Serviço Auxiliar da Infância e da Juventude – SAIJ, da Comarca de Marechal Cândido Rondon, e tem o objetivo de preparar adolescentes de 14 a 17 anos para o mercado de trabalho. Participam do projeto 34 adolescentes residentes dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Mercedes, Quatro Pontes, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado.

Os adolescentes passaram por um encontro de apresentação com Renato Cigerza, juiz da Vara da Infância e Juventude da referida Comarca, além de realizarem um teste vocacional, o que oportuniza os jovens de descobrirem suas potencialidades e áreas de afinidade.

A visita ao campus se deu por meio do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ), com o intermédio da advogada Francieli Pinheiro, que ministrou uma palestra intitulada “A importância da educação formal para o desenvolvimento pessoal e profissional”, cujo objetivo foi esclarecer quais cursos superiores a Universidade oferece aos jovens.

Após a explicação teórica acerca dos cursos e modalidades oferecidas, os alunos foram até o campus e conheceram as dependências da Unioeste. Para a advogada do NEDDIJ, o projeto idealizado pelo SAIJ é importante e necessário, uma vez que possibilita os adolescentes terem acesso às diversas áreas do conhecimento, oportunizando a qualificação para o mercado de trabalho, além de esclarecer aos jovens sobre o direito disponível à eles de acesso ao ensino superior de forma pública e de qualidade.

Outros 12 encontros ainda serão ministrados por diferentes parceiros do projeto, empresas e órgãos do setor público e privado, intentando capacitar e instrumentar os jovens para o mercado de trabalho. A coordenadora do Núcleo, professora Elizângela Treméa, reafirma a importância de programas e se coloca à disposição para auxiliar na execução.

Oportunamente, as empresas que tiverem interesse em contribuir com a causa e desejarem abrir suas portas para os jovens que compõem o projeto, basta entrar em contato com o SAIJ, por meio do telefone (45) 3287-7435.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente