Fale com a gente

Marechal Alerta

Alunos sem cinto geram multa à frota escolar de Marechal Rondon; secretário destaca medidas de conscientização

Transportando cerca de 3,2 mil alunos em 53 veículos, entre próprios e terceirizados, notificação foi a única de 2022

Publicado

em

(Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

Facilitando o acesso às instituições de ensino, a frota escolar de Marechal Cândido Rondon transporta aproximadamente 3,2 mil alunos na área urbana e rural para aulas nos três períodos (manhã, tarde e noite), incluindo estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Entre nove próprios e 44 terceirizados, os 53 veículos que compõem a frota escolar rondonense sofreram uma única notificação de trânsito em 2022, motivada pelo não uso de cinto de segurança por parte dos estudantes. O não cumprimento à norma de segurança foi constatada em blitz realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que identificou o condutor durante a vistoria.

Apesar de “cair na conta” do motorista, a municipalidade tem reforçado a necessidade de que os alunos utilizem cintos de segurança.

“Nos ônibus existem cartazes explicando e orientando os estudantes, além de diversas ações nas escolas que tratam do trânsito e orientam os alunos sobre o uso do cinto de segurança”, destaca ao O Presente o secretário de Educação de Marechal Rondon, Fernando Volpato.

Item obrigatório

O cinto de segurança é item obrigatório em todos os veículos. Logo, está presente em toda frota da prefeitura rondonense. “As vistorias são semestrais, mas é comum que a administração reponha cintos ao longo do período por mau uso dos alunos, seja por arrancar o cinto do banco ou até mesmo estragar o mecanismo de encaixe. Esta é uma situação em que os motoristas constantemente estão atentos e relatam ao setor de transporte escolar”, menciona .

Falta de consciência

Apesar das medidas de conscientização, o secretário atribui a falta de conscientização dos usuários da frota escolar como o maior problema.

“Nossos motoristas têm experiência, já realizaram os cursos necessários para estarem aptos a este serviço e sabem de suas responsabilidades, entre elas a de cobrar das crianças e adolescentes o uso do cinto. Porém, não é possível fiscalizar o tempo todo se todos estão cumprindo a orientação”, ressalta.

Assim, Volpato reforça a necessidade de os estudantes estarem atentos às indicações dos condutores dos ônibus. “É importante que as crianças e adolescentes obedeçam aos motoristas e utilizem o cinto para a segurança deles e dos demais que estão dentro do veículo”, salienta.

Secretário de Educação de Marechal Rondon, Fernando Volpato: “Vamos continuar trabalhando para que a conscientização das crianças e adolescentes aumente e que situações como a que aconteceu não venha a se repetir futuramente”

Segurança no trânsito

Conforme o secretário de Educação, os pais também podem auxiliar na conscientização, conversando sobre a importância do uso de cinto de segurança. “Não só no transporte escolar, mas de uma maneira geral, esse é um item obrigatório e necessário que pode salvar a vida de muitas pessoas. Vamos continuar trabalhando para que a conscientização das crianças e adolescentes aumente e que situações como a que aconteceu não venha a se repetir futuramente”, diz ele, referindo-se à notificação sofrida pelo não uso do equipamento.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente