Fale com a gente

Marechal Marciane Specht

Apesar do aumento de casos de Covid-19, secretária de Saúde diz que não há risco de fechar o comércio em Marechal Rondon

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A secretária de Saúde de Marechal Cândido Rondon, Marciane Specht, garantiu que, apesar do aumento nos casos ativos de coronavírus, o momento não indica para a adoção de novas medidas restritivas, como por exemplo, o fechamento do comércio.

Segundo ela, não há novas medidas restritivas efetivadas por parte da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e 20ª Regional, a quem os municípios são subordinados. “Na situação epidemiológica atual não há risco de editar novas medidas de restrição, porque preciso olhar o cenário epidemiológico”, pontua.

Marciane argumenta que os novos casos de Covid-19 não são considerados graves e a ocupação de leitos é baixa até o momento. “A gravidade dos casos remete ao sistema de saúde entrar em colapso, como aquilo que vivemos em 2021? Não, não é o cenário neste momento. Vivemos a maior quantidade de casos ativos e todos os dias há novos casos sendo confirmados. A gente pode ter um cenário de mais casos ativos do que ano passado? Sim. Epidemiologicamente, a rapidez da Ômicron em positivar mais pessoas se dá porque é uma variante mais contagiosa. Pode ser um momento epidemiológico ruim olhando para 2021, mas a gravidade não é tanta”, afirma.

Ela também atribui que o aumento de casos pode ser atribuído às idas e vindas da população de viagens. “Vamos ter dias de muitos casos positivos e a curva vai aumentar sim. O que a gente precisa olhar é que esses pacientes já estão contaminados e estão retornando ao município ao longo dos dias. Vamos ter mais dias com casos sendo positivados, porque as pessoas estão indo e vindo de viagens. Não podemos cercear o direito de ir e vir”, frisa.

 

Com Rádio Difusora

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente