Fale com a gente

Marechal Vagas em dobro

Aumenta a oferta por empregos temporários em Marechal Rondon

Publicado

em

Cidadãos compareceram à Agência do Trabalhador em busca do sonhado emprego, seja trabalho definitivo ou temporário no período de fim de ano (Foto: Joni Lang/OP)

 

O incremento de aproximadamente R$ 54 milhões na economia rondonense a partir do pagamento do 13º salário, aliado, principalmente, ao horário especial de atendimento no comércio local em virtude da celebração de Natal está contribuindo para o aumento na procura de contratação de mão de obra temporária. Outro fator é o sentimento de melhora na economia, fazendo com que os empresários se sintam mais animados a investir e contratar profissionais para trabalhar neste período de festas de fim de ano em lojas e supermercados, devido à expectativa de ampliação das vendas.

A chegada do final de ano gera crescimento considerável nas vendas, seja em termos de presentes, brinquedos, roupas, calçados, além de movimentar bastante os supermercados através da comercialização de produtos voltados à ceia natalina e ao réveillon, abrindo as portas para a contratação temporária de profissionais.

“As pessoas recebem o 13º salário, ou seja, há dinheiro a mais para comprar presentes aos pais, filhos, afilhados, sem contar que a pessoa recebendo um salário a mais se sente estimulada para comprar aquela camisa, sapato ou outro item que necessita; também se empolga a comprar um pouco mais no supermercado e até mesmo em outros ramos de comércio, que fica bastante aquecido”, diz o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci.

 

HORÁRIO ESPECIAL

O comércio rondonense está atendendo em horário especial, com funcionamento até 22 horas, servindo como estímulo para que o consumidor possa comprar os itens e presentar familiares e amigos com mais tranquilidade, no horário que entender ser mais atrativo para ele.

Por ser considerado a “safra” do comércio, o fim de ano movimenta também oportunidades de emprego. Nesta época do ano muita gente encontra uma vaga de trabalho temporária, e dependendo do desempenho como funcionário, a contratação pode ser efetivada. “Devido à dificuldade, quando a empresa encontra um colaborador que presta atendimento um pouco melhor e se empenha mais, a tendência é efetivar essa pessoa. Inicialmente é a oportunidade da pessoa desempregada conseguir um trabalho temporário e gerar renda”, salienta Marcucci.

 

AMPLIAÇÃO

O setor comercial é quem procura por mais trabalhadores nesta época, sendo supermercados, lojas de brinquedos, calçados, roupas, entre outras. Apesar de não apresentar números oficiais, o secretário garante que neste período é registrado aumento na procura por mão de obra junto à Agência do Trabalhador do município. “Ouso afirmar que neste fim de ano deve ser gerado 50% a mais de emprego do que no mesmo período do ano passado, reflexo do aquecimento da economia por conta do cenário otimista”, evidencia.

Em relação aos ramos de atividade, os principais com maior procura nesta época do ano, afirma Marcucci, são comércio e prestação de serviços, este último devido à demanda de cidadãos por serviços de instalação. “Agora, grande parte da ampliação fica voltada à parte comercial, que realmente emprega bastante. Basta verificar o maior volume de compras nas lojas, o que gera maior demanda por atendimento e emprego”, pontua.

 

BOA VONTADE

O secretário diz não existir um perfil, uma característica específica aos candidatos a emprego temporário, no entanto ele ressalta que os empresários e empregadores procuram pessoas que estejam disponíveis e saibam lidar da melhor forma possível no trato com as pessoas, no caso os clientes. “As empresas oferecem vagas temporárias a pessoas que conversam e se expressam bem, que dão atenção, sabem explicar e oferecer a mercadoria com qualidade e demonstram interesse no cliente para efetuar a venda. Além disso, mesmo que seja vendedor na loja, o trabalhador às vezes terá outra atribuição, como organizar os itens na prateleira, limpar algum setor, enfim, o trabalhador temporário deverá ser bem disposto e atender muito bem todo mundo que entrar no estabelecimento. É importante mostrar empenho e boa vontade”, observa.

 

NÚMEROS

De acordo com Marcucci, na quarta-feira (12) levantamento mostrava 115 registros no sistema da Agência do Trabalhador por parte de empresas procurando colaboradores, com 237 postos de trabalho disponibilizados aos interessados em diversas áreas. Esse montante representa empregos definitivos para empresas, indústrias, entre outros estabelecimentos, todavia também disponibiliza vagas ao atendimento específico no fim de ano. “Nós não tínhamos nem metade desse número de registro no sistema, pois trabalhávamos com cerca de 30% desse valor, então realmente a economia também vem aquecendo, sendo que automaticamente haverá mais chance de efetivar esses trabalhadores no final desse período”, reforça, enaltecendo que existirá ampliação de vendas nas lojas e supermercados e oportunidade de ganho ao trabalhador rondonense no período de festas de fim de ano.

 

NOVO CENÁRIO

O secretário acredita que para o próximo ano deve ser observado incremento na contratação de funcionários, já a partir do início de 2019, uma das motivações, segundo ele, é a perspectiva de aumento de 5% nas vendas neste fim de ano. “Há empresários com novos projetos, visão de negócio e boa parte deles até com recursos. Considerando a expectativa de melhora da economia no próximo ano, por conta de um governo com visão de valorização do capital, é possível acreditar na ampliação de investimentos e na consequente geração de postos de trabalho e maior busca pelo crescimento da economia. Já batemos no fundo do poço, sendo que agora é hora de ganhar impulso para pular, portanto acredito na melhora em termos de geração de empregos”, frisa Marcucci.

 

Horário de funcionamento do comércio

Hoje (18) 08h30 às 22h00

Amanhã (19)    08h30 às 22h00

Quinta-feira (20)      08h30 às 22h00

Sexta-feira (21)       08h30 às 22h00

Sábado (22)    08h30 às 18h00

Domingo (23)   16h00 às 21h00

Segunda-feira (24)  08h00 às 16h00

26/12 a 28/12  08h00 às 18h00

29/12       08h00 às 12h00

31/12       08h00 às 13h00

 

Copyright © 2017 O Presente