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Marechal Agendamentos

Ciretran mantém média de atendimentos diários em Marechal Rondon durante período pandêmico

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(Foto: O Presente)

Completando cerca de um mês de retomada nos trabalhos presenciais, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Marechal Cândido Rondon mantém a média de atendimentos do período anterior à pandemia.

De acordo com a diretora-chefe do órgão, Tatiane Marchi Cardozo, o sistema de atendimento adotado em 2019 contribuiu para a boa organização dos trabalhos. Desde novembro, as demandas da sociedade são atendidas por meio de agendamento. “Nas primeiras semanas da reabertura foi bastante tumultuado, pois todos queriam atendimento. Devido à situação pandêmica, nós abrimos a agência semanalmente, porque caso a situação se agrave, o cronograma é facilmente controlado”, ressalta, pontuando que essa organização garante a segurança das pessoas atendidas e dos colaboradores: “Se você acessar o sistema na terça-feira, por exemplo, e a semana estiver completa, na sexta-feira abrimos a agenda da próxima semana”.

Conforme Tatiane, as pessoas só adentram à Ciretran se tiverem horário marcado, o que, segundo ela, previne aglomerações. “Caso não houvesse agendamento, isso seria um tumulto”, ressalta.

Diretora-chefe da Ciretran de Marechal Rondon, Tatiane Cardozo: “Com os horários previamente agendados, não há aglomeração de pessoas no interior da unidade” (Foto: O Presente)

 

AGENDA

A diretora-chefe comenta que a Ciretran sempre teve agenda cheia, mas em outros tempos era possível marcar horários para o mesmo dia, o que não acontece mais. “Realizamos de 90 a 100 atendimentos diários, entre 08 e 14 horas, mesma quantidade que na pré-pandemia”, ressalta.

Após esse horário, ela diz que os servidores finalizam ainda uma média de 90 a 100 processos de transferência. “Isso considerando serviços provenientes de Marechal Rondon, Mercedes, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Entre Rios e Pato Bragado, municípios atendidos pela Ciretran”, expõe.

 

DESPACHANTE E AUTOESCOLA

Tatiane pontua que no período em que não ocorreu atendimento presencial ao público, a equipe realizava trabalhos no interior da unidade. “Desde abril estávamos atendendo despachante e autoescola, realizando toda a parte de primeira habilitação, prova teórica, biometria, teste prático e processos do despachante. Se a pessoa quisesse transferir algum veículo, não conseguia fazer aqui, mas, sim, através do despachante. Com as portas fechadas e sem atendimento de fato ficamos cerca de 15 dias apenas”, frisa.

 

PRAZOS ESTENDIDOS

A fim de diminuir o fluxo de pessoas circulando nas Ciretrans, muitos serviços da área de trânsito tiveram seus prazos estendidos. “Renovação da Carteira Nacional de Trânsito, recurso de multas e transferência de veículos são alguns processos que foram estendidos pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)”, cita a diretora-chefe, emendando: “O serviço mais procurado é a transferência, porque com o prazo extra as pessoas optaram por não fazer no despachante e aguardar pelo atendimento na Ciretran”.

No que diz respeito aos veículos apreendidos, a liberação vem acontecendo desde maio. “Eles ficam no pátio e precisam ser retirados conforme solicitação. No começo, não conseguíamos isentar a taxa de pátio referente ao período que ficamos fechados. Depois, um projeto de lei foi encaminhado e aprovado na Câmara dos Deputados. A partir dessa decisão, quem foi atendido nesse período e pagou a multa pode vir até aqui, munido de comprovante de pagamento para que haja devolução do dinheiro. Se a pessoa tirar o carro hoje e for referente a esse período sem serviços, não cobramos por esses dias”, informa Tatiane.

 

TODOS OS CUIDADOS

Ela afirma que quem tem horário marcado na Ciretran encontra no local uma equipe seguindo todos os protocolos de saúde, para a segurança de todos. “Atendemos em conformidade às normas. Os servidores têm equipamento de proteção individual, luvas, máscaras e álcool gel disponibilizado. Houve também a instalação de estruturas em acrílico na área de atendimentos”, pontua ela, finalizando: “Com os horários previamente agendados, não há aglomeração de pessoas no interior da unidade”.

 

O Presente

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