Fale com a gente

Marechal Novos projetos

Colégio Martin Luther apresenta novidades para 2022

Publicado

em

Novas propostas pedagógicas do Martin Luther e novidades foram apresentadas ontem (28) durante coletiva à imprensa (Foto: Daniel Felício/OP)

O Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, realizou, ontem (28), coletiva à imprensa para apresentar as novas propostas pedagógicas da instituição e fazer o lançamento da campanha para matrículas ao ano letivo 2022. Na ocasião, foi anunciada a construção de um novo prédio, entre outras novidades.

O diretor do colégio, Ildemar Kanitz, enalteceu, na oportunidade, projetos que buscam melhorar o desenvolvimento dos alunos, como o de psicomotricidade, um método que, segundo ele, virou tendência nas escolas da Europa e que teve início na Finlândia, país que detém um dos melhores sistemas de educação e é referência mundial. “Vai consistir em 40 minutos de atividades de desenvoltura motora, de acordo com a faixa etária de cada aluno. A intenção é descobrir a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas”, declarou.

Seguindo por este viés, a instituição também vai contar com um Programa de Desenvolvimento Humano (PDH). “Será trabalhada a questão sócio-emocional dos alunos, a psicologia do desenvolvimento para que eles saibam como lidar com as emoções, frustrações, cobranças e com o conhecimento”, relatou o diretor, salientando que, além dos conteúdos, o aluno passará por um processo de autoconhecimento. “É um projeto de vida, uma orientação vocacional a partir do 1º ano do Ensino Médio”, expôs.

O avanço em relação à educação do Ensino Médio também foi citado por Kanitz. Nos últimos oito anos, o Colégio Martin Luther passou de 126º lugar para o 19º no ranking geral entre as 330 escolas paranaenses particulares que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já no ranking de redação, a escola pulou de 161º para o 1º lugar. Os números são referentes aos dados divulgados pelo Ministério da Educação em 2019.


Diretor Ildemar Kanitz apresentou o projeto da réplica do 14-Bis, avião que está sendo construído por alunos (Foto: Daniel Felício/OP)

 

Novo prédio

Uma nova estrutura também vai ajudar a expandir o colégio. Três novas salas, um refeitório e banheiros integrarão o novo prédio. “Uma das salas será multiuso, também chamada de Sala Google, que é um conceito de um espaço maior, inovador, digital e com acessibilidade às mais diversas formas de aprendizagem, como logística e robótica”, anunciou o diretor.

Segundo ele, o colégio acredita que não basta tão somente se preocupar com a formação acadêmica do aluno; é preciso ir além e traçar o perfil do estudante. Para isso, a instituição conta com um projeto de empreendedorismo. “É uma maneira de conhecer e trabalhar o perfil do aluno. Estimular a criatividade, a inovação e formas diferentes do ‘fazer’”, ressalta.

 

Réplica do 14-Bis

Uma das grandes novidades anunciadas diz respeito a um atrativo que servirá não somente de ponto de encontro para os estudantes do colégio, mas também como um ponto turístico para Marechal Rondon. Trata-se de uma réplica fiel do 14-Bis, também conhecido como Oiseau de Proie (francês para “ave de rapina”), um avião construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, que será instalada no espaço físico do colégio, no cruzamento da Avenida Maripá com a Rua Pernambuco.

No caso do Martin Luther, o avião está sendo construído por alunos, com apoio de servidores do colégio. “Os alunos do 3º ano do Ensino Médio estão construindo uma réplica do veículo aéreo que tem tudo para se tornar um ponto turístico em Marechal Rondon. É uma réplica do tamanho original. Eles estudaram a logística e todas as referências do avião. Foi oferecido todo um suporte de profissionais para ajudarem nos aspectos mais técnicos. Mas eles mesmos fizeram as medidas e colocaram a mão na massa”, explica o diretor, ampliando: “Vai ter um banco, uma pracinha, as famílias vão poder parar, tomar um chimarrão. Quem vier de fora poderá parar, tirar fotos, curtir o espaço”.

O avião tem sua simbologia ligada ao slogan do colégio, que é “Aqui você voa mais alto”. “Queremos que nossos alunos alcem voos altos. Estamos juntos e contribuindo para isso, para que iniciem a vida profissional e voem alto, alcançando grandes e importantes conquistas”, destaca.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente