Fale com a gente

Marechal Marechal Rondon

Começa mais uma campanha Outubro Rosa

Publicado

em

Fotos: Divulgação/Promove

Promovida pelo Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), a campanha Outubro Rosa “Um toque pela vida” foi lançada quarta-feira (19) no município.

Este é o oitavo ano consecutivo da campanha, que visa levar mais informações sobre a prevenção e despertar a conscientização da comunidade rondonense em relação ao câncer de mama.

O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. No país, responde por 28% dos casos novos a cada ano, sendo que para 2018 é estimado o surgimento de 60 mil registros.

“Os números não são animadores. Revelam nossa fragilidade diante de uma doença cujas causas específicas ainda desconhecemos por inteiro. É como lutar contra um inimigo invisível, mas ainda assim é possível vencê-lo. Por isso, mais uma vez levantamos essa bandeira, disseminando informação e estimulando a prevenção”, afirma a presidente do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, Silmara Pazini.

A intenção do Núcleo, segundo ela, é que durante o mês de outubro seja intensificada a conscientização e que mulheres de todas as idades estejam atentas para o cuidado próprio. “A campanha Outubro Rosa nos chama a refletir. Nos impele a mover nossas forças para fazer algo pelo próximo, não esquecendo que o câncer não escolhe idade, raça, povos e lugares. Queremos motivar as mulheres para a realização de exames periódicos e para uma vida sadia, lembrando homens e mulheres que saúde é coisa séria”, enfatiza Silmara.

 

Depoimentos

Durante a cerimônia, duas mulheres que combateram o câncer de mama trouxeram seus depoimentos. Uma delas foi Vanusa Schulz Ceruti, que descobriu a doença no ano passado. Ela falou sobre o susto com a descoberta, já que não havia histórico nenhum de câncer na família.

“Não foi nada fácil enfrentar a doença, teve dias que não queria levantar da cama, mas tentei levar com bom humor, porque sempre há o que agradecer, seja por ter sua família perto ou amigos. Temos que focar nisso e ter esperança. Aprendi a viver um dia por vez e valorizar todos eles”, conta Vanusa.

Em seu discurso ela ainda enfatizou que a visão sobre a vida mudou ao passar pela doença. Vanusa citou o trecho de um texto que a marcou. “Antes eu queria um corpo, hoje só quero um corpo saudável. Queria uma vida de sucesso, hoje só quero uma vida normal. Reclamava porque queria mudar meu cabelo, hoje só quero tê-lo. Falamos e fazemos muitas coisas sem pensar. Aprendi que nunca é tarde para aprender mais e que é preciso levantar os olhos para tudo que Deus faz de bom para você”, mencionou.

 

Prevenção

O presidente da Acimacar, Gerson Jair Froehner, destacou a importância da campanha e de poder dar voz e destaque às mulheres para compartilhar com seus exemplos o quanto é preciso prevenir. “É um imenso orgulho fazer parte desse movimento. Muitas vezes não prestamos atenção em nossa saúde, tanto homens como mulheres, não valorizamos a prevenção das doenças. Nossa intenção é incentivar a todas que procurem se examinar. Precisamos discutir o assunto e não pensar que pode acontecer só com o outro, mas cuidar de si sempre. Quero parabenizar a todos os envolvidos na campanha e a todas as mulheres que enfrentaram essa doença compartilhando suas histórias”, declarou.

A secretária de Saúde, Marciane Specht, ressaltou que a conscientização é primordial para evitar o avanço da doença e para contê-la antes de um desenvolvimento maior. Destacou que até o fechamento do segundo quadrimestre haviam sido feitas no município, 768 mamografias. “Depois do câncer de pele, o de mama é o maior em número de casos e a incidência tem sido cada vez maior. Para o Paraná, a estimativa é de 64 casos novos a cada 100 mil habitantes. Por isso, em parceria com a campanha Outubro Rosa e a Uopeccan, queremos difundir ainda mais o exame, que é tão importante”, enaltece.

 

Programação

Desde quarta-feira, até 31 de outubro, ficará exposta no hall da Acimacar a 2ª Mostra Fotográfica, com histórias das mulheres que enfrentaram algum tipo de câncer. O objetivo é conscientizar e alertar mulheres de todas as idades para a prevenção.

O Dia da Saúde, na Praça Willy Barth, será realizado em duas etapas: 28 de setembro, das 08 às 18 horas, e 29 de setembro, das 08 às 12 horas, com exames de glicemia, pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal (IMC) e orientações sobre o autoexame.

No dia 27 de outubro será realizado um passeio ciclístico da campanha com saída da Praça Willy Barth até o Lago Municipal. No Lago, serão ofertadas atividades recreativas, Dia da Beleza, zumba e crossfit para toda a comunidade.

 

Apoio

A campanha Outubro Rosa ‘Um toque pela vida’ é promovida pelo Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, e conta com apoio da Acimacar, Empreender, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Sesi, Sesc e Senac.

 

Camisetas “Um toque pela vida”

A camiseta da campanha já está disponível para venda. Ao comprar a camiseta de 2018, enfatiza Silmara, além de espalhar a conscientização, parte dos recursos obtidos será destinada ao Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan) para manutenção das atividades.

As camisetas podem ser adquiridas nas lojas Raquel Malhas e Marcelo Uniformes ao custo de R$ 37.

“Agradecemos a todos que abraçaram essa causa divulgando a ação e participando da conscientização. Nossa missão é difundir a prevenção e salvar vidas”, conclui a presidente do Conselho da Mulher Empresária.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente