Fale com a gente

Marechal Notificações da PM

Conduzir veículo não licenciado lidera o ranking de autuações em Rondon; veja as outras infrações

Publicado

em

Em 2017, foram 1,7 mil notificações emitidas pela PM e no ano passado o número caiu para 1.666 (Foto: Leme Comunicação)

 

Não são apenas os números dos acidentes de trânsito que mostram cidadãos mais conscientes e, consequentemente, um trânsito mais seguro em Marechal Cândido Rondon. De acordo com o subcomandante da 2ª Companhia da Polícia Militar (PM), aspirante Sidnei Hudach, a atuação da PM na aplicação das notificações a condutores que trafegam pelas ruas em desacordo às normas também reduziram. “Em 2017, foram 1,7 mil notificações e, no ano passado, o número caiu pra 1.666”, menciona.

As notificações graves, gravíssimas 10x, gravíssima 2x, gravíssima 5x, leves e médias tiveram queda no comparativo entre os dois anos, com aumento apenas nas multas gravíssimas e gravíssimas 3x, que aumentaram 46% e 41%, respectivamente.

A autuação mais aplicada foi de conduzir o veículo não registrado ou licenciado. “Essa notificação está relacionada à documentação e quando ela é aplicada o veículo é recolhido, vai para o pátio da Polícia Militar e só é liberado quando os débitos são quitados”, pontua o subcomandante.

A segunda notificação mais emitida em 2018 foi acerca de o condutor do veículo dirigir sem possuir CNH, entretanto, a diferença entre as duas notificações é grande: na primeira foram 396 multas e na segunda 168. “Dirigir sob influência de álcool, que configura uma infração gravíssima 10x, foi a quinta notificação mais aplicada, somando 60 autuações, o que é um número consideravelmente baixo para uma cidade como Marechal Rondon”, analisa Hudach. “Isso mostra que as pessoas estão mais conscientes e utilizando outros meios. Mesmo a cidade não tendo táxi tão disponível ou Uber, por exemplo, há possibilidade do motorista da rodada ou até mesmo evitar de utilizar o veículo quando do consumo de bebidas alcoólicas”, diz.

Dirigir veículos falando ou manuseando celular, que são notificações diferentes, porém igualmente perigosas, somaram 70 autuações. “Nesse sentido as pessoas estão mais conscientes. Podemos considerar que o trânsito rondonense nos últimos anos está mais seguro, as pessoas estão mais conscientes, mais preocupadas, a Polícia Militar está sempre ativa e atuante, mas o objetivo é zerar esses números para um trânsito cada vez mais seguro”, salienta o subcomandante.

 

 

NOTIFICAÇÕES DE 2018

Top 3

1º Conduzir veículo que não esteja registrado ou licenciado                                       396 notificações

2º Dirigir sem possuir CNH                                                                                            168 notificações

3º Deixar o condutor ou o passageiro de usar cinto de segurança                              156 notificações

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente