Fale com a gente

Marechal Responsabilidade

Copagril realiza plantio de mudas e enfatiza importância de conservar o meio ambiente

Publicado

em

A ação simbólica foi promovida com intuito de celebrar a data e reforçar entre os colaboradores a Política Ambiental da cooperativa (Foto: Fernando Ames/Copagril)

Para manifestar a sua responsabilidade ambiental e o seu compromisso com a conservação da natureza, a Cooperativa Agroindustrial Copagril realizou, nesta quarta-feira (05) o Dia do Meio Ambiente, o plantio de mudas de árvores em sua sede administrativa, localizada em Marechal Cândido Rondon.

A ação simbólica foi promovida com intuito de celebrar a data e reforçar entre os colaboradores a Política Ambiental da cooperativa: “Fomentamos a criação de valor com incentivo ao desenvolvimento sustentável e estímulo à conservação do meio ambiente”.

Por ocasião do ato, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, ressaltou que todos devem ter uma postura responsável em relação à importância da natureza para o ser humano, o que se consegue por meio de formação e educação. “Observamos que nas atividades agropecuárias o Brasil já evoluiu muito em termos ambientais, mas ainda é possível fazer mais. A Legislação também está ficando cada vez mais exigente e nós estamos sempre em uma busca de atendê-la. Os cuidados com o meio ambiente precisam ser uma constante em nosso dia a dia, além de orientarmos as pessoas que estão a nossa volta. Além dos produtores, a Copagril também tem feito a sua parte”, enfatizou.

 

Sustentabilidade

De acordo com o engenheiro ambiental da Copagril, Maycon Zimermann, o cooperativismo é exemplo de desenvolvimento sustentável, por atuar nas três bases da sustentabilidade: social, ambiental e econômica. “A Copagril cumpre o seu papel com base nesses três pilares. Todas as nossas unidades possuem licenciamento. Hoje gerenciamos 64 licenças ambientais para o funcionamento dos nossos estabelecimentos. Também realizamos o monitoramento atmosférico de todas as unidades próximas às áreas urbanas para garantir que todas estejam operando dentro dos padrões de emissão exigidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além da emissão de gases de caldeiras, monitoramento e tratamento de efluentes líquidos do abatedouro de aves”, acrescenta.

Segundo ele, diariamente a cooperativa trata adequadamente e devolve para a natureza 4,2 milhões de litros de água usados em sua unidade industrial de aves. “No frigorífico temos ainda uma área de preservação com trilha ecológica, em que recebemos a visita de estudantes da comunidade para em um projeto de educação ambiental, fazendo também nosso papel social”, enfatiza.

A Copagril também possui projeto de recuperação de nascentes desenvolvido em parceria com agentes públicos e programas de recebimento de embalagens de produtos veterinários e de defensivos agrícolas, para encaminhá-los para destinação adequada.

Uma equipe de profissionais da Copagril realiza, ainda, a gestão da energia elétrica das unidades para verificar índices de consumo, além de tocar o projeto de energias alternativas. No abatedouro é utilizado biogás gerado no condomínio da Linha Ajuricaba, sendo que 5% do consumo diário de queima de lenha é substituído por biogás. Também conta com projeto-piloto na Unidade Copagril de Quatro Pontes, onde funciona a usina de transformação fotovoltaica, a qual cobre 100% do custo de energia do estabelecimento, além de ter um excedente que está sendo aproveitado na Unidade de Porto Mendes.

 

Assessoria técnica

Por meio da sua Assessoria Técnica de Projetos, recentemente a Copagril ampliou a gama de atendimentos realizados aos produtores rurais associados, além de ter participação ativa na reformulação de normativas relacionadas a licenciamentos.

Hoje, a cooperativa presta serviço de licenciamento ambiental para os produtores rurais nas atividades de avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e piscicultura, assim como desenvolve um trabalho de extensão oferecendo orientação técnica nas propriedades para que os seus associados tenham condições de produzir de forma adequada aos padrões exigidos pelos órgãos ambientais.

 

(Fotos: Fernando Ames/Copagril)

 

Com Copagril 

Copyright © 2017 O Presente