Fale com a gente

Marechal Nova turnê

Coro “Nós da Voz” retoma apresentações com repertório inédito

Publicado

em

Grupo está se preparando para uma nova turnê, que vai acontecer entre os dias 06 e 14 de novembro, em cinco cidades da região (Foto: Divulgação/Promove)

Uma das mais antigas formas de expressão artística de que se tem registro, o coral é amplamente praticado no mundo em igrejas, escolas e universidades. Com a pandemia da Covid-19, estes grupos culturais, assim como tantos outros que se apresentam presencialmente, foram extremamente afetados.

E a situação não foi diferente para coros da região Oeste do Paraná, como o coro masculino “Nós da Voz”, formado por 40 jovens de Marechal Cândido Rondon e municípios da região. Após mais de um ano e meio afastados do público, o grupo retornou às atividades presenciais, sempre mantendo as medidas de segurança.

Formado apenas por vozes masculinas, o coro carrega uma sonoridade diferente, pois no Brasil este estilo é raro. “É por isso que estamos investindo, para trazer algo diferente para nosso público”, afirma o regente e diretor-geral do “Nós da Voz”, Gerson Daniel Giese.

Segundo ele, o grupo está se preparando para uma nova turnê, que vai acontecer entre os dias 06 e 14 de novembro, em cinco cidades da região Oeste.

O espetáculo, batizado de “Trem em trilhas”, pretende explorar a diversidade musical do país. “Essa série de cinco concertos envolve a apresentação de Villa-Lobos, Tom Jobim, Lulu Santos, Milton Nascimento, entre outros”, declarou Giese ao O Presente.

Ele diz que muitas das músicas que vão compor a turnê são novas no repertório, com arranjos exclusivos e inéditos para este coro e para o espetáculo.

 

Desafios

Durante a pandemia, o grupo precisou superar vários desafios. Os ensaios foram adaptados à nova realidade e continuaram acontecendo virtualmente, o que manteve o grupo ativo e unido. “O fato de não termos parado na pandemia, de termos a resiliência dos cantores em manter o coro, foi fator primordial para podermos ter esse espetáculo pronto este ano”, menciona o regente.

Conforme Giese, aplicativos de reuniões on-line e a gravação de vídeos e áudios foram muito úteis durante este processo. “A pandemia afetou as pessoas que cantam em coros, mas nós conseguimos manter o grupo ensaiando virtualmente. Fazíamos vídeos, gravávamos áudios e também nos encontrávamos pelo Zoom e pelo Meet. Esse contato fez com que a gente não parasse”, reitera.

 

Ensaios

Assim que as restrições diminuíram, principalmente a partir do mês de maio deste ano, os ensaios voltaram a acontecer presencialmente, obedecendo as medidas de segurança. “Os ensaios são feitos em um saguão, em local aberto. Nós ainda não juntamos o coro todo em um espaço fechado. Estamos usando máscaras e muitos dos participantes já tomaram a vacina contra a Covid-19”, expõe.

A preparação para a retomada envolveu a apresentação no 12° Encontro Nacional de Coros Juvenis (Encoro), evento idealizado pelo maestro Gerson Giese e realizado no mês de agosto, em Nova Santa Rosa. O Encoro reuniu grupos da região Oeste, que se apresentaram em formato híbrido, presencialmente e por meio de plataformas digitais.

 

Expectativa

A expectativa, de acordo com Giese, para a volta com plateia é muito grande. “Estamos desde março de 2020, ou seja, desde o início da pandemia, sem podermos nos apresentar com plateia. Então, os cantores estão com bastante entusiasmo e muita expectativa para o retorno aos palcos. No Encoro nós estivemos no palco, mas sem plateia. Ouvir os aplausos e sentir o calor humano são o que movem o coro”, enaltece.

 

Turnê

As cidades escolhidas para a turnê foram Toledo, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Nova Santa Rosa, locais onde os cantores residem. “Estas cidades oferecem espaços adequados para as apresentações, com auditório, teatro municipal ou centros culturais com boa acústica”, destaca Giese.

 

Trajetória

Fundado em junho de 2016, o coro masculino “Nós da Voz” é formado por jovens da região Oeste do Paraná. Esta é a segunda vez que o grupo é contemplado pela lei de incentivo à cultura.

O projeto é mantido pela Associação Arte e Cultura do Oeste do Paraná (AACOP) e tem como patrocinadores a Agrícola Horizonte e a Sooro Renner. O grupo conta, ainda, com o apoio das prefeituras de Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Nova Santa Rosa.

Trabalham diretamente com o coro cerca de 80 pessoas, entre figurinista, roteiristas, direção artística, direção musical, produção cultural, equipe de apoio, staff e marketing. Os ensaios são realizados no colégio rondonense Martin Luther.

A regência e a direção geral são de Gerson Giese, a direção de produção é feita por Fabiano Cassimiro, a preparação vocal tem à frente Djonatan Ledur, a direção cênica e expressão corporal conta com Ivete Rambo, a direção instrumental está sob responsabilidade de Matheus Egewarth, o figurinista é Anderson Garcia e o produtor cultural Luiz Felipe Cavalcanti. A divulgação e o marketing do coro são realizados pela Agência Promove.

 

 

PROGRAMAÇÃO

06/11 Concerto em Entre Rios do Oeste Centro Cultural;
07/11 Concerto em Pato Bragado Centro Cultural;
12/11 Concerto em Marechal Rondon Auditório Ecos da Liberdade;
13/11 Concerto em Toledo Centro Cultural Ondy Niederauer;
14/11 Concerto em Nova Santa Rosa Teatro Municipal.

 

Grupo está se preparando para uma nova turnê, que vai acontecer entre os dias 06 e 14 de novembro, em cinco cidades da região (Foto: Divulgação/Promove)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente