Fale com a gente

Marechal Ensino superior

Direito da Unioeste se destaca em aprovação no exame da OAB

Publicado

em

(Foto: Arquivo/OP)

Universidades estaduais do Paraná estão entre as instituições de Ensino Superior brasileiras que mais aprovam no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – pré-requisito para os bacharéis em Direito que pretendem exercer a profissão de advogado.

Nas três edições recentes do Exame, entre 2018 e 2019, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) ocuparam, respectivamente, a 7ª e a 9ª posição no ranking, com taxa de aprovação média de 64,1 e 62,2. Juntas, UEM e UENP somaram 210 candidatos aprovados nos últimos dois anos.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ficou posicionada em 18º lugar. Já a Universidade Estadual de Londrina (UEL) ocupa a 38ª posição e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aparece posicionada em 41º lugar, com taxa de aprovação de 45,2.

O resultado foi divulgado na 4ª edição do estudo Exame da Ordem em Números, lançado na semana passada pela OAB e a Fundação Getulio Vargas (FGV), instituição responsável pela organização e aplicação do Exame de Ordem Unificado, desde 2010.

 

UNIOESTE EM 18º

Conforme a coordenadora do curso de Direito da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, professora Silvia Mattei, o resultado do último exame foi destaque no Paraná e no Brasil. “Esses resultados vêm se repetindo basicamente desde que a primeira turma formou. Nós sempre obtivemos altos índices de aprovação no exame”, enaltece.

Silvia enfatiza que o resultado se deve, em primeiro lugar, ao comprometimento da classe acadêmica. “São alunos extremamente comprometidos e dedicados, não só ao ensino, mas também à pesquisa e à extensão. Esse é o tripé de uma completa formação do bacharel em Direito e após advogado ou profissional em qualquer área”, salienta.

De acordo com a docente, o trabalho realizado pelo colegiado do curso de Direito também é primoroso. “Os professores se dedicam e dão o seu melhor para a realização da pesquisa, extensão e ensino. Esse conjunto de ações faz com que nós obtenhamos sempre um excelente resultado no exame da OAB”, pontua.

 

ENADE

Além do exame da OAB, outra avaliação que o curso de Direito da Unioeste se destaca é no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “Sempre obtivemos a nota máxima, em todas as provas realizadas pelos formandos do curso de Direito, o que destaca mais uma vez a excelente qualidade do curso”, evidencia.

 

SELO DE DESTAQUE

Outro indicador da qualidade do curso de Direito da Unioeste de Marechal Rondon, aponta Silvia, é o Selo de Qualidade OAB. “Esse selo é disponibilizado para alguns cursos com destaque em nível nacional, e o nosso curso da Unioeste de Marechal Cândido Rondon sempre recebeu esse selo de destaque desde que a OAB começou a condecorar o selo para as universidades. Esse é um destaque interessante que é chamado de OAB Recomenda, que é o selo de qualidade para os cursos de Direito no Brasil”, explica.

 

ALUNOS PREPARADOS

Segundo a coordenadora, o curso de Direito da Unioeste não possui foco específico no Exame da Ordem. “Todo o trabalho desenvolvido pelos professores, desde o 1º ano, estimula os alunos à pesquisa, ao ensino e à extensão, levando ao raciocínio e à interpretação, que é o fundamental no curso e faz com que os acadêmicos, quando chega a época da realização do exame, estejam de fato preparados”, salienta. “Não fazemos nenhuma ação voltada ao exame da ordem. Nossa preocupação maior é que esses alunos da graduação saiam de fato preparados para o mercado de trabalho, com uma formação completa, e isso naturalmente vai repercutir em um excelente resultado com a aprovação no Exame da Ordem, tanto na primeira fase como na segunda fase”, ressalta.

O destaque em aprovações no Exame da OAB se dá desde a primeira turma de Direito que a Unioeste formou em Marechal Rondon. “Tivemos nos anos de 2017 e 2018 a maior aprovação do Brasil no Exame da Ordem. Recebemos inclusive um comunicado do presidente da OAB nos passando essa informação e nos parabenizando. Esses resultados sempre foram de destaque, mas o destaque maior foi na turma de 2017, que teve aprovação de 100% dos seus alunos”, enaltece.

 

DEVER CUMPRIDO

“Para nós, do colegiado do curso de Direito, professores, servidores, pertencentes a uma universidade pública estadual, temos sentimento de dever cumprido, e comprometimento de toda uma equipe que busca e prima pela qualidade de ensino”, menciona Silvia. “O resultado dessa aprovação vem justamente para mostrar que estamos no caminho certo, que somos professores extremamente comprometidos com a qualidade de ensino, e que os alunos que pertencem ao curso estão de fato estudando e são extremamente preparados para o exercício da profissão”, finaliza a coordenadora.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente