Fale com a gente

Marechal Conquista

Estado confirma unidade de coleta de sangue para Marechal Rondon

Publicado

em

Lideranças de Marechal Rondon ladeadas pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e pelo deputado estadual Hussein Bakri (Foto: Divulgação)

Uma demanda de aproximadamente uma década parece, enfim, estar chegando ao fim. Marechal Cândido Rondon vai contar, dentro dos próximos meses, com uma unidade de coleta e transfusão de sangue, a exemplo do que já existe em Toledo.

A informação foi confirmada ontem (30) pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em reunião realizada em Curitiba, a qual contou com a presença do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, prefeito Marcio Rauber, secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, presidente da Associação Sangue Bom, Wilmar Güttges, dentre outros.

A unidade de coleta de sangue vai ser instalada junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), o antigo 24 Horas, que atualmente passa por reforma – as obras devem ser concluídas em oito meses. Até lá, o Estado vai treinar os funcionários cedidos pela administração e assinar o termo de cooperação autorizando a coleta de sangue pelo município.

Beto Preto lembrou que o trabalho no âmbito burocrático levou praticamente um ano. “Vamos disponibilizar nos próximos meses uma unidade de coleta de sangue em Marechal Cândido Rondon. Uma iniciativa da prefeitura e que nós aqui, do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) e da Secretaria Estadual da Saúde, apoiamos e vamos trabalhar com o termo de cooperação para isso acontecer o mais rápido possível”, frisou.

Conforme o secretário, a unidade vai atender não somente Marechal Rondon, como a microrregião. Desta forma, os doadores de sangue não precisarão mais se deslocar a Toledo ou Cascavel.

O presidente da Associação Sangue Bom, Wilmar Güttges, havia antecipado ao Jornal O Presente, na última semana, que um dos entraves para a doação de sangue estava na necessidade de percorrer quilômetros de distância. “As pessoas querem ajudar, mas o problema é ter que sair, perder meio dia de trabalho, o deslocamento. É o grande vilão”, disse, na oportunidade.

 

UTILIDADE PÚBLICA

A unidade de coleta e transfusão de sangue é uma reivindicação de tempos da Associação Sangue Bom, que em maio teve aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná o título de utilidade pública. A entidade, que é um projeto do Lions Clube e conta com apoio da prefeitura, mesmo diante das dificuldades financeiras impostas pela pandemia e à queda no número de doações, segue sendo destaque no encaminhamento semanal de doadores de sangue à Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo e ao Hemocentro de Cascavel.

Criada há quatro anos, a Associação Sangue Bom já contribuiu com mais de 1,5 mil doações de sangue, ajudando dezenas de famílias.

 

R$ 1 MILHÃO

Por outro lado, a partir de um pedido do prefeito Marcio Rauber e do deputado Hussein Bakri, a Sesa confirmou que vai disponibilizar ao município R$ 1 milhão para ser feita uma ampla reforma do Hospital Municipal Dr. Cruzatti. “Assim, fazemos a saúde acontecer em todo o Estado do Paraná dentro da lógica de regionalização proposta pelo nosso governador Ratinho Junior”, antecipou o secretário estadual.

“A doação é um ato solidário que salva milhares de vidas. Por isso, assim que me foi trazida essa demanda do posto de coleta próprio, trabalhamos muito para que a comunidade de Marechal fosse atendida. Da mesma forma, lutamos pela reforma do hospital dentro da estratégia do Estado de regionalizar o atendimento à saúde. Serei sempre um defensor do município, ainda mais em causas tão importantes como essas”, acrescentou Hussein Bakri.

Lideranças de Marechal Rondon ladeadas pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e pelo deputado estadual Hussein Bakri (Foto: Divulgação)

 

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente