Fale com a gente

Marechal Definição em abril

Expo Rondon 2021 deve ser realizada em formato on-line

Publicado

em

Por mais que ainda não haja uma decisão, diante do aumento no número de casos de Covid-19, surgimento de variantes do vírus e da vacinação atrasada, tendência é que o evento seja promovido nos moldes do ano passado. Segundo organizadores, definição deve acontecer até o começo de abril (Fotos: Joni Lang/OP)

A evolução do número de casos de Covid-19 e o surgimento de variantes da doença, bem como a superlotação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), têm causado preocupação em lideranças de diversos setores na região. Diante do atual quadro, e da vacinação sendo realizada de forma lenta, inúmeros eventos vêm sendo adiados ou até mesmo cancelados como forma de prevenção ao aumento de doentes por coronavírus.

Em Marechal Cândido Rondon, no ano passado a prefeitura, a Associação Comercial e Empresarial (Acimacar) e parceiros optaram em não realizar a Expo Rondon. Apenas um evento simbólico, no formato virtual, no dia 25 de julho, marcou os 60 anos de emancipação político-administrativa do município. A Expomar foi cancelada, uma vez que não havia como renuir público na feira empresarial que é sinônimo de destaque em toda região, devido à proibição de aglomerações.

Neste ano, existe novamente a possibilidade de a Expo Rondon ser desenvolvida na forma on-line, englobando, contudo, outros atrativos. A necessidade, destacam envolvidos na organização do evento, é conter a propagação da Covid-19.

 

PROEM

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Promotora de Eventos (Proem), que também é secretário municipal de Administração, Anderson Loffi Schmoeller, prefeitura, Proem e alguns membros da Acimacar se reuniram no fim do ano passado para estipular alguns critérios de limite de data para tomada de decisão. “Certamente essa data ainda não chegou. Temos muitos detalhes a serem verificados, a exemplo da questão da pandemia e de maneira especial dos cuidados que nós, enquanto gestores, devemos tomar visando os enfrentamentos que perseguem a nossa administração e de maneira geral assolam o Estado, o país e seguem mundo afora”, enaltece.

Schmoeller chama a atenção para as inúmeras variantes de coronavírus que têm surgido, o que pode agravar ainda mais o atual cenário de Covid-19. “Esperamos nos reunir no final de março ou no começo de abril para de repente ter uma análise de como essa situação estará naquele período, de como tem sido o avanço da vacina e aí nós devemos anunciar algo neste sentido”, revela.

Conforme o presidente da Proem, por ora são estes os parâmetros adotados. “Vamos continuar atentos. Não temos previsão de anunciar se teremos o evento este ano e nem se vamos prorrogar em algum modelo diferente. No entanto, a gente pensa em algumas coisas como festival cultural, aproveitando também questões de paisagens de Porto Mendes. Nos reunimos no sentido de ter um evento on-line para que possamos dar oportunidade aos artistas, essas empresas que prestam serviços neste setor para que devagar, em um método diferente e com muita criatividade, consigamos trazer nova roupagem para os eventos. Vamos buscar sempre novas situações para que tenhamos mais brevemente a volta de eventos no calendário oficial”, pontua Schmoeller.

 

Diretor-presidente da Proem, Anderson Loffi Schmoeller: “Não temos previsão de anunciar se teremos o evento este ano e nem se vamos prorrogar em algum modelo diferente. No entanto, a gente pensa em algumas coisas como festival cultural” (Foto: Joni Lang/OP)

 

EXPECTATIVA

O presidente da Acimacar, Ricardo Leites de Oliveira, reitera que no ano passado houve reunião entre os organizadores para avaliar como proceder em relação a 2021, se acontecerá ou não o evento tradicionalmente realizado no mês de julho. A Acimacar é responsável pela Expomar, evento que reúne dezenas de empresas e movimenta milhões de reais.

“Para o início de abril temos agendada outra reunião para ver o que vai acontecer. Devido à pandemia, no ano passado não ocorreu a Expo Rondon e nem a Expomar, então para esse ano existia expectativa muito grande de que pudesse ser realizada, mas sabemos que pela vacinação estar atrasada e de que sem ter vacinação da população vai ser quase impossível isso acontecer”, pontua.

Oliveira diz que inúmeros empresários já ligaram na Acimacar para saber sobre reserva de espaço para participar da Expomar. “Estamos orientando que por enquanto não temos nada definido se haverá ou não a feira. Tivemos informações de outras cidades que cancelaram seus eventos que seriam nos meses de julho, setembro e outubro porque já sabem da dificuldade em realizá-los neste ano. A expectativa é de que possa ocorrer um evento, talvez não da forma como sempre acontecia ou quem sabe organizar uma comemoração virtual da festa do município nos moldes do ano passado”, destaca.

O presidente da Acimacar expõe a necessidade de entender que caso não seja possível realizar a Expomar e a Expo Rondon “será pela pandemia não diminuir o número de pessoas infectadas e de não aumentar o número de pessoas vacinadas”. “Temos que aguardar. Acredito que em abril tenhamos reunião para definir se haverá ou não Expo Rondon e Expomar”, finaliza.

 

Presidente da Acimacar, Ricardo Leites de Oliveira: “Tivemos informações de outras cidades que cancelaram seus eventos que seriam nos meses de julho, setembro e outubro porque já sabem da dificuldade em realizá-los neste ano” (Foto: Joni Lang/OP)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente