Fale com a gente

Marechal Imersão à prática jornalística

Ganhador do Concurso de Oratória da JCI fala sobre estágio em O Presente

Publicado

em

(Foto: O Presente)

A partir do Concurso de Oratória nas Escolas promovido pela Junior Chamber International (JCI) de Marechal Cândido Rondon, o Jornal O Presente ofertou ao ganhador da categoria do Ensino Médio um período de estágio, a fim de possibilitar ao vencedor conhecer mais a fundo a realidade da imprensa rondonense e, quem sabe, despertar nele o “gosto” pela profissão.

 

O ESTÁGIO

De 18 de setembro a 09 de outubro, Guilherme Luís Weber de Souza estagiou em O Presente. Neste período, ele teve a oportunidade de conhecer os espaços do jornal e presenciar a prática diária do setor de jornalismo. “Foi uma estadia relativamente curta, mas ainda assim uma experiência muito proveitosa, mesmo não sendo a área que desejo atuar”, avalia o estudante, que tem 17 anos, está no 3º ano do Ensino Médio e vai encarar vestibulares com o objetivo de cursar Engenharia Mecânica e de Armamentos.

Durante o estágio, Guilherme colaborou com o Departamento de Jornalismo, auxiliando na publicação de notícias na plataforma digital de O Presente, bem como na elaboração de matérias para o jornal impresso e registros fotográficos para ambos os canais. “Foi interessante entender como funciona a empresa, ver como tudo é organizado para a divulgação de uma notícia. Tive acesso ao mecanismo todo que ocorre por detrás das publicações das matérias no site e no jornal. Agora, sempre que leio uma matéria, acesso uma notícia, tenho uma ideia de como funciona a produção destas”, enaltece.

Nos dias de imersão à prática jornalística, vários momentos foram de emoção para Guilherme. “Lembro que no meu primeiro dia fomos cobrir um acontecimento no município, ajudei a fotografar e a minha foto ficou como destaque no site”, rememora, emendando: “Em outra oportunidade, fizemos uma matéria contando a história da Dona Bimba, em Pato Bragado. Tirei muitas fotos da Farmácia Verde e pude conhecer o trabalho lá desenvolvido”.

 

VISÃO DO JORNALISMO

Antes do estágio, o rondonense conta que a sua visão sobre o jornalismo era, até certo ponto, simplista, o que se modificou após a passagem pelo O Presente. “Percebi a importância que a imprensa tem na vida do cidadão para entender e compreender o que, porque e como as coisas acontecem. Antes eu não tinha dimensão, mas agora vi como as coisas são”, expõe.

Para ele, a experiência acrescentou em termos de conhecimento e aprendizado. “É interessante perceber como uma matéria é construída, o jeito de escrever e abordar o assunto, conseguir transcrevê-lo em uma imagem”, comenta.

 

AMBIENTE AGRADÁVEL

Guilherme ressalta que em seu período de estágio viu de perto o impacto de O Presente em Marechal Rondon. “É um jornal de referência, tradicional e agrega muito ao município, sempre com notícias de qualidade. Como diz o slogan, é um jornal de bom senso”, elogia, emendando: “Sobre o trabalho em si, senti no jornal um clima de descontração muito agradável quando o momento permitia”.

 

O CONCURSO

Com o tema “Como educar para criar empreendedores”, nove estudantes foram para a final do Concurso Oratória nas Escolas, sendo quatro em nível de Ensino Fundamental e cinco do Ensino Médio. No dia 31 de agosto, após apresentação na tribuna na sede da JCI, os campeões foram conhecidos. Amanda Dias Kloehn, do Colégio Estadual Frentino Sackser, foi a vencedora da categoria Ensino Fundamental e Guilherme Luís Weber de Souza, do Colégio Evangélico Martin Luther, o vencedor da categoria Ensino Médio.

Além da poupança do Sicredi e da bolsa de estudos na Leader School, o vencedor da categoria Ensino Médio aceitou a oportunidade de estagiar no Jornal O Presente.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente