Fale com a gente

Marechal Contra a Covid

Gestantes, puérperas e trabalhadores da assistência social serão vacinados nesta sexta-feira em Marechal Rondon

Publicado

em

Até o momento, 15.478 rondonenses receberam a 1ª dose da vacina anti-coronavírus e 5.974 foram imunizados com a 2ª dose (Foto: Divulgação)

Hoje (18), no Parque de Exposições, será dada sequência à vacinação contra a Covid-19 para as gestantes, puérperas e trabalhadores da assistência social. O atendimento será das 08 às 13 horas, no Parque de Exposições. Também será disponibilizada a segunda dose para quem foi imunizado com a vacina da marca AstraZeneca há mais de 90 dias.

 

Gestantes e puérperas

No caso das gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), com ou sem comorbidades, estas devem apresentar no ato de vacinação o exame laboratorial/ecográfico ou o cartão de pré-natal comprovando sua gestação atual ou, no caso de serem puérperas, comprovação do parto por documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento, sem necessidade de nenhum relatório específico. As que possuem comorbidades deverão apresentar declaração médica, que pode ser solicitada em unidades de saúde públicas (menos a UPA) ou privadas.

 

Quem são os trabalhadores da assistência social?

Para receberem a imunização, os trabalhadores da assistência social devem portar uma declaração emitida pelo local em que trabalham. Possuem direito aqueles que atuam no Serviço de Acolhimento Institucional e Familiar, independente do público atendido e da modalidade; Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua; Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto; Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família; Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Conselhos Tutelares; Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM); Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crime (Nucria); e órgão gestor (secretaria ou congênere).

 

103 mortes por complicações do coronavírus

Marechal Cândido Rondon registrou mais quatro óbitos em decorrência da Covid-19. Com os novos dados, o município soma 103 vítimas da pandemia, conforme divulgou, ontem (17), o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde.

O centésimo óbito pelo coronavírus em Marechal Rondon foi de uma mulher de 63 anos, com hipertensão e diabetes. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a rondonense apresentou tosse e fraqueza como os primeiros sintomas da doença no dia 31 de maio e no dia 09 deste mês ela procurou atendimento hospitalar. A coleta de material para exame RT-PCR foi realizada no domingo (12) e o diagnóstico foi confirmado na terça-feira (15). Ainda no domingo, a rondonense foi transferida para um hospital de Toledo e, ontem, o quadro evoluiu para óbito.

A 101ª morte por Covid-19 foi de um rondonense do sexo masculino, de 40 anos, com obesidade. Os sintomas do homem começaram no dia 27 de março e ele apresentou tosse, mialgia, fraqueza e dispneia. No mesmo dia, procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e realizou coleta de material para exame RT-PCR. O diagnóstico foi confirmado para Covid-19 no dia 06 de abril. O quadro de saúde do paciente evoluiu para ventilação mecânica e ele foi transferido para o Hospital Universitário de Cascavel ainda no dia 07 de abril, onde permaneceu hospitalizado naquela unidade até o dia 14 de maio, quando recebeu alta. Na quarta-feira (16), o rondonense retornou à UPA e faleceu por complicações da Covid-19.

Um homem de 57 anos, com hipertensão e epilesia, foi o 102º óbito em decorrência do coronavírus em Marechal Rondon. Tosse, dor de garganta, dor de cabeça e febre foram os primeiros sintomas da doença apresentados por ele no dia 27 de maio. Dois dias depois, o rondonense realizou o teste antígeno e o resultado foi positivo para Covid-19. No dia 03 de junho, o homem procurou atendimento na UPA, onde permaneceu internado. O quadro de saúde do paciente evoluiu para ventilação mecânica e ontem ele foi a óbito.

O 103º óbito por complicações do coronavírus no município foi um idoso de 80 anos, com cardiopatia. Ele apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 20 de maio, sendo fraqueza, tosse e coriza. No mesmo dia, o rondonense foi hospitalizado na UPA. O quadro de saúde evoluiu para ventilação mecânica no dia seguinte e a coleta de material para exame RT-PCR aconteceu no dia 22 do mês passado, com a confirmação do resultado dois dias depois (24). Ontem, o idoso faleceu.

O boletim epidemiológico de ontem informou, ainda, 37 novos casos de coronavírus em Marechal Rondon, totalizando 5.562 diagnósticos positivados.

Segundo o Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, há 237 casos ativos de coronavírus em Marechal Rondon, cinco a menos que quarta-feira. Desse total, 209 pessoas estão em isolamento domiciliar, 14 ocupam leitos de enfermaria, na UPA ou em hospitais, e 14 encontram-se internados em unidade de terapia intensiva (UTI). Entre os rondonenses internados, 15 pacientes estão intubados e respiram mecanicamente.

Ao todo, há 5.222 rondonenses recuperados da Covid-19, sendo que 38 destes venceram a doença nas últimas 24 horas.

A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon monitora atualmente 515 pessoas via call center, sendo que 62 delas aguardam os resultados dos exames para coronavírus. Não há casos suspeitos com necessidade de tratamento hospitalar.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente