Fale com a gente

Marechal Apae aprova projeto

Imposto de Renda pode ser destinado a entidades beneficentes de Marechal Rondon

Publicado

em

Projeto inscrito pela Apae já foi aprovado e aguarda liberação de recursos (Foto: Divulgação)

Com destinação para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e do Idoso, parte do Imposto de Renda (IR) pode ser doado para entidades beneficentes de Marechal Cândido Rondon. A doação não apresenta custos extras e pode ser realizada diretamente na declaração, com a possibilidade de destinar de 1% a 6% do IR aos fundos.

Para doar, basta acessar o programa IRPF 2021 e clicar em “Doações Diretamente na Declaração”, escolhendo o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e também o Fundo do Idoso.
Com a declaração preenchida, o programa calcula automaticamente os valores disponíveis. Na sequência, é preciso acessar a seção Declaração e imprimir os arquivos DARF (Doação Diretamente da Declaração) ECA e DARF Idoso. Para efetuar o ato solidário, basta fazer os pagamentos das guias no sistema bancário.

O valor final a ser pago continua o mesmo, apenas com a diferença de que o montante selecionado será destinado aos fundos escolhidos.

 

DEPÓSITOS

Quando terminado o prazo para a Declaração do IR, ou caso a pessoa já tenha declarado e deseja doar, é possível destinar valores para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMCDA) e para o Conselho Municipal do Idoso (Comudi) via depósito. Os valores serão deduzidos no IR do próximo ano.

O CMDCA está inscrito no CNPJ 11.900.330/0001-50 e as doações podem ser feitas em conta do Banco do Brasil, número 45100-2 e agência 0895-1. O Comudi está inscrito no CNPJ 36.636.328/0001-46 e também recebe doações via Banco do Brasil, conta 54312-8 e agência 0859-1.

 

RECURSOS PARA APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Marechal Rondon é uma das entidades beneficiadas com as doações ao Fundo Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente. “Essa é uma campanha da Federação Nacional das Apaes e visa angariar recursos”, expõe a vice-presidente da associação, Loiva Grasel Refatti.

Segundo ela, a destinação das doações feitas ao fundo será deliberada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a partir do envio de projetos por parte das entidades filantrópicas.

 

REFORMA

O projeto enviado solicita a liberação de recursos para o conserto e ampliação do telhado de entrada da escola, menciona a vice-presidente. “A melhoria visa trazer maior conforto, principalmente aos alunos que têm deficiência física e usam cadeira de rodas, para que quando embarcarem no ônibus possam estar abrigados da chuva”, explica.

A solicitação foi aprovada, informa Loiva, e a Apae aguarda a liberação das verbas para o início da reforma. “Converse com o seu contador. Se você mesmo faz a declaração e tiver alguma dúvida, entre em contato com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Se você pode doar mesmo que apenas uma parte do seu IR para pessoas necessitadas do seu município, não faz sentido doar tudo para o governo federal. Colabore com as entidades beneficentes e as pessoas que mais precisam da sua cidade”, destaca.

Vice-presidente da Apae, Loiva Grasel Refatti: “Se você pode doar mesmo que apenas uma parte do seu IR para pessoas necessitadas do seu município, não faz sentido doar tudo para o governo federal. Colabore” (Foto: Divulgação)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente