Fale com a gente

Marechal Saúde

“Independente da vacina, população deve manter cuidados para evitar o coronavírus”, frisa Marcio Rauber

Publicado

em

Prefeito de Marechal Rondon, Marcio Rauber: “As pessoas, mesmo depois da vacina, precisam manter todos os cuidados que vêm sendo feitos desde março de 2020” (Foto: Joni Lang/OP)

Marechal Cândido Rondon recebeu ontem (18) os insumos para a fase inicial da vacinação contra a Covid-19. Por outro lado, a 20ª Regional de Saúde de Toledo deve receber hoje (19) as doses das vacinas aos municípios da área de atuação. “Amanhã (hoje) a Regional deve receber e repassar as vacinas para o município, aquelas que vêm do Estado e, obviamente, as primeiras vacinas serão aplicadas de acordo com os critérios que o município recebe”, destacou o prefeito Marcio Rauber em entrevista ao O Presente.

“Algumas decisões sobre quem será inicialmente vacinado ou quais são os setores, especialmente da saúde, ou as pessoas de quais setores serão vacinadas, ocorrerão por conta do município”, mencionou.

Ontem, Marechal Rondon contava com 2.502 casos registrados de Covid-19, dos quais 33 pessoas faleceram, 2.316 se recuperaram da doença e outras 153 estavam com o vírus ativo.

Sobre as confirmações, Rauber enalteceu que todo caso positivo preocupa a administração municipal. “E essa alternância de subida e queda no número de casos nos deixa atentos em todos os momentos, pois queremos que o menor número de casos apareça e quanto menos graves para nós é melhor. O que a gente queria é que não tivesse nenhum óbito. Este é o desejo de todos os gestores públicos. Ninguém quer óbito, mas infelizmente a gente sabia que isso iria acontecer”, lamenta.

 

HOSPITAL DE CAMPANHA

Disponível desde meados de maio do ano passado, o hospital de campanha tem 76 leitos para internamento de pacientes em tratamento da Covid-19, porém até este momento não foi utilizado. A possibilidade de desinstalação da estrutura montada no Centro de Eventos Werner Wanderer chegou a ser ventilada, mas por ora não ocorreu devido ao aumento de casos desde o mês de setembro.

“O hospital de campanha continua montado e está à disposição. Nós, por duas oportunidades, estivemos na iminência de utilizá-lo e vamos acompanhar qual vai ser o comportamento da população após termos vacinado uma parcela dos cidadãos, se o número de casos vai continuar aumentando ou vai reduzir. Isso será significativo para que tomemos a decisão de fazer o desmonte do hospital de campanha”, avisa Rauber.

 

CUIDADOS REDOBRADOS

Por outro lado, em relação às atitudes para evitar a contaminação por Covid-19, o prefeito salienta que toda população tem responsabilidade de se manter atenta. “Independentemente da vacina, a população deve continuar respeitando as regras de distanciamento, evitando aglomeração, e manter a utilização da máscara e do álcool gel, porque a cada dia a gente recebe a triste notícia de uma nova situação grave por acometimento da Covid-19”, pontua.

“A vacina traz algumas incertezas, pois tem perto de 50% de eficiência, então ainda é um percentual baixo, mas é o que está se disponibilizando nesse momento para os municípios. As pessoas, mesmo depois da vacina, precisam manter todos os cuidados que vêm sendo feitos desde março de 2020”, finaliza o prefeito.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente