Fale com a gente

Marechal Números de 2021

Infrações de trânsito crescem 29% em Marechal Rondon; confira o ranking de multas

Publicado

em

(Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

O número de infrações de trânsito em Marechal Cândido Rondon teve um aumento de 29% em 2021, comparado com 2020, quando as notificações somaram 1.068, segundo aponta levantamento da 2ª Companhia (Cia) do 19º Batalhão de Polícia Militar.

O aumento percentual é quase similar à redução registrada de 2019 para 2020, quando o índice passou de 1.574 para 1.068, queda de 32%.

“É preciso considerar que em 2020 houve menor circulação de pessoas devido às medidas restritivas de Covid-19”, salienta o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar (PM) rondonense, capitão Daniel Zambon. Em 2019 a circulação de pessoas não tinha interferências, em 2020 as medidas de contenção da pandemia foram implementadas e, em 2021, o município voltou à normalidade em termos de movimento.

Comandante da PM rondonense, capitão Daniel Zambon: “Infelizmente, tivemos 86 casos de flagrante por embriaguez ao volante no ano passado, quase o dobro de 2020” (Foto: Arquivo/OP)

 

Dirigir sob influência de álcool

Os flagrantes por embriaguez ao volante registrados em 2021 são superiores às ocorrências do mesmo tipo em 2020 (42), 2019 (52) e 2018 (60). “Infelizmente, tivemos 86 casos de flagrante por embriaguez ao volante no ano passado, quase o dobro de 2020”, menciona o capitão.

Ao todo, o número de notificações feitas pela PM por dirigir sob efeito de álcool foi de 75 e, de acordo com o comandante, isso se deve à tolerância existente no teste do etilômetro. “Se o teor de álcool no sangue for baixo, o condutor recebe apenas as sanções administrativas, que são a notificação e as implicações decorrentes, como multa e cassação da CNH. Nestes casos não há o flagrante criminal. Já se o teor de álcool for grande, ou se o condutor se recusar a fazer o teste, mas apresentar sintomas de embriaguez, ele será autuado tanto administrativamente quanto criminalmente”, explica.

Em 2021, a notificação por dirigir sob influência de álcool foi a terceira mais emitida pela PM em Marechal Rondon, enquanto em 2020 ocupou o 8º lugar no ranking de multas locais.

(Arte: O Presente)

 

Ranking de multas

Dirigir veículo não registrado/licenciado, dirigir sem possuir carteira nacional de habilitação (CNH) ou permitir que não habilitados dirijam e dirigir sob influência de álcool foram as quatro principais notificações emitidas durante 2021 em Marechal Rondon.

Na sequência do ranking de multas, com 63 notificações, está a conversão em locais proibidos, seguido por usar equipamentos com som em volume/frequência não autorizados (58) e dirigir veículo segurando telefone celular (50).

(Arte: O Presente)

 

Atendimentos

De acordo com a 2ª Cia do 19º Batalhão de Polícia, foram atendidos 186 acidentes com vítimas no ano passado no município, sendo que a maioria ocorreu em cruzamentos e envolveu carros e motocicletas. “É importante destacar que tivemos um decréscimo de acidentes nos últimos quatro anos, o que se explica por melhorias estruturais nas vias e sinalizações, bem como um melhor comportamento do cidadão, além da constante fiscalização e atuação da PM”, enaltece o capitão.

 

O que fazer em caso de acidente?

Zambon orienta o munícipe sobre o que fazer em caso de acidente de trânsito. “O primeiro passo é ajudar na segurança do local: use a sinalização disponível (sinal de alerta, triângulo etc.) para evitar outro acidente. Imediatamente, deve-se providenciar socorro às vítimas. Acione o Corpo de Bombeiros por meio do 193”, menciona, pontuando que caso a pessoa tenha conhecimento de primeiros socorros ela pode iniciar o atendimento até a chegada das equipes de resgate.

Conforme o comandante, sempre que houver feridos no acidente é preciso acionar o 190. “A Polícia Militar faz o atendimento de acidentes de trânsito somente quando há vítimas ou quando há indícios de crime por parte dos envolvidos, como sinais de embriaguez, ilícitos em um dos veículos, etc. Caso não haja feridos, as próprias partes envolvidas devem dialogar para buscar a solução aos danos, tirar fotos do acidente e da via, podendo posteriormente, se quiserem, registrar o Boletim de Acidente de Trânsito (Bateu) através do site www.bateu.pr.gov.br”, orienta.

 

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente