Fale com a gente

Marechal Ressocialização

Justiça Federal e MPF vistoriam recursos aplicados em prol do Projeto Renascer

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O juiz federal Gustavo Cignachi, da Justiça Federal de Guaíra, esteve nesta quinta-feira (02) em Marechal Cândido Rondon. Ele veio acompanhado do procurador do Ministério Público Federal (MPF), Joel Bogo, de um agente do MPF, bem como de um analista e de um agente da Justiça Federal.

Inicialmente, a comitiva esteve na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, na prefeitura, para vistoriar correta aplicação de recursos na compra de equipamentos, que em Marechal Rondon são utilizados pelo projeto Renascer.

Gustavo responde pela área criminal em Guaíra e Toledo, que abrange Marechal Rondon. “Estamos há quatro dias visitando municípios e hoje é a vez de Marechal Rondon. O objetivo é fiscalizar os recursos oriundos do crime que a Vara Federal distribui para entidades, órgãos públicos e grupos sociais nos anos de 2019, 2020 e 2021. Estivemos aqui para conferir a destinação dos recursos que a Secretaria de Mobilidade recebeu e em seguida aplicou na compra de equipamentos”, menciona o juiz federal.

Ele acrescenta que as entidades e órgãos públicos acolhem os apenados. “A Secretaria de Mobilidade Urbana é uma delas, sendo responsável por organizar e fiscalizar as horas trabalhadas. O que fazemos é verificar se está tudo em ordem. Agradecemos a receptividade do secretário Welyngton (Alves da Rosa), a organização do local de trabalho e a forma de conferência realizada”, pontua Gustavo.

Com os valores recebidos, a secretaria municipal investe na construção de uma sala para armazenar equipamentos e diversas ferramentas, visando a preservação e a melhor utilização dos materiais de trabalho. A sala está situada em uma área externa do estádio municipal, no parque de exposições.

 

Projeto Renascer

O Projeto Renascer, além do cumprimento da pena, visa possibilitar aos apenados a inserção na comunidade e uma vida tranquila. O município recebe apenados da comarca, que também abrange Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado e Quatro Pontes. Este pessoal está alocado para prestar serviços à comunidade em determinados lugares.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa, no dia a dia se somaram instituições como Unioeste, escolas municipais, entre outras, pedindo apenados. “Por meio de convênio, o projeto recebe apenados da Justiça Federal, especialmente por tráfico de drogas e de armas, e contrabando, contemplando Guaíra, Mercedes e até Toledo”, diz.

 

Contrapartida

Através das multas de pessoas físicas e de empresas, a Justiça Federal efetua a contribuição financeira para entidades que prestam serviços para ela, e a Secretaria de Mobilidade Urbana é uma delas.

“Recebemos cerca de R$ 45 mil no ano passado e neste ano em torno de R$ 60 mil, para a compra de equipamentos para a secretaria. Este material entra no patrimônio do município, e todos os funcionários e apenados usam no dia a dia. Os apenados têm oportunidade de emprego, além da parceria trazer bons frutos à administração pública, pois adquirimos equipamentos para os quais até então não tínhamos dotação orçamentária”, finaliza.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente