Fale com a gente

Marechal Prevenção ao câncer

Mesmo na pandemia, rondonenses não descuidam da saúde; confira os números de outubro, mês dedicado às mulheres

Publicado

em

Secretária de Saúde, Marciane Specht: “Entre novembro e dezembro serão ofertados mais 315 exames. A perspectiva para 2020 é realizar 780 exames de mamografia via SUS e aproximadamente 1,2 mil preventivos de colo de útero” (Foto: Arquivo/OP)

Mesmo com o advento da pandemia, os cuidados com a saúde não podem cessar. Em outubro, em especial, mês dedicado à saúde da mulher, todos os anos o número de agendamentos é expressivo, visando principalmente à prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Neste ano, mesmo devido aos seguidos meses de pandemia, que prejudicaram a agenda da saúde pública de Marechal Cândido Rondon, o Outubro Rosa terminou com um saldo positivo.

De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, o atendimento de modo geral ficou prejudicado, quando comparado a anos anteriores, pelo fato de 2020 estar sendo um ano atípico. “Em março tivemos a paralisação dos atendimentos eletivos por conta da pandemia do coronavírus, passando a realizar apenas atendimentos de demanda espontânea (diária) à população que buscava atendimento nas unidades de saúde”, relembra.

Na opinião dela, a baixa busca por atendimentos nas unidades de saúde, especialmente no segundo trimestre do ano, ocorreu por conta das recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), as quais foram acatadas pelo setor de saúde rondonense a fim de proteger e preservar a população. “A retomada gradual das agendas programáticas ocorreu em agosto e Marechal Rondon, inclusive, foi referência para a 20ª Regional de Saúde no processo de retomada dos atendimentos eletivos em todos os pontos de atenção na rede de saúde”, enaltece.

Marciane comenta que a coleta de exame citopatológico (preventivo de colo de útero), conhecido como Papanicolau, acontece durante todo o ano, com agendamentos junto às unidades básicas de saúde. “A saúde também oferece mamografias e testes rápidos para HIV, hepatipes B e C e sífilis”, expõe, acrescentando: “Após a retomada gradual das atividades, a partir de agosto, percebeu-se uma mudança por parte da população em relação ao autocuidado, tendo um aumento considerável de agendamentos, porém longe da meta pactuada”.

No dia 24 de outubro, menciona ela, foi promovido um “dia D” às mulheres nas Estratégias Saúde da Família da sede e também no interior (Porto Mendes e Margarida). “Os enfermeiros dessas unidades prestaram um serviço de excelência a todas as rondonenses. Assim, no mês dedicado em especial ao cuidado das mulheres, foram realizados 346 exames de Papanicolau”, menciona.

Conforme a secretária, até o mês de agosto (fechamento do segundo quadrimestre do ano) haviam sido feitos 285 exames preventivos e desde a retomada dos atendimentos já são mais 180, entre setembro e outubro. “Além da realização dos exames preventivos que são feitos pelos nossos enfermeiros, neste momento do atendimento as pacientes são também encaminhadas para a realização de mamografia”, pontua.

 

NOVOS EXAMES

Tendo em vista que as ações da Secretaria de Saúde ficaram prejudicadas ao longo do ano, haverá mais duas oportunidades para realização de exames agendados previamente pelo público feminino. “No mês de novembro está programado para o dia 28 (sábado) e em dezembro será no dia 12 (sábado)”, informa Marciane.

Segundo ela, entre novembro e dezembro serão ofertados mais 315 exames. “A perspectiva para 2020 é realizar 780 exames de mamografia via SUS e aproximadamente 1,2 mil preventivos de colo de útero”, declara.

 

OUTUBRO ROSA

De acordo com a secretária de Saúde, ao comparar outubro de 2020 com o mesmo mês de anos anteriores, a quantidade de exames realizados se manteve dentro da expectativa. “Foram feitos 346 exames em outubro de 2020 ante 357 no mesmo mês de 2019. Apesar do cenário atual, percebe-se que a mulher não perdeu a prática do cuidado com a saúde”, enfatiza.

Ela afirma que a campanha do Outubro Rosa inspira cuidados que vão muito além da prevenção do câncer de mama. “Há medidas simples, como a adoção de uma rotina mais saudável, por meio de mudanças nos hábitos diários, como cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos, que melhoram a saúde física e mental e em especial a autoestima”, ressalta.

 

CASOS

Conforme Marciane, Marechal Rondon soma 36 óbitos por neoplasias malignas em órgãos genitais femininos entre janeiro de 2010 e outubro de 2020.

A secretária comenta que, após o diagnóstico de câncer, as mulheres rondonenses são encaminhadas para tratamento à União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan) ou ao Centro de Oncologia (Ceonc), em Cascavel, hospitais que, segundo ela, são referência em alta complexidade para este tipo de atendimento em nível de 20ª Regional de Saúde.

A responsável pelo setor de saúde salienta que a identificação do câncer em estágio inicial é fundamental para um tratamento com resultados positivos. “A nossa orientação é para que todas as rondonenses realizem o autoexame de mama, permitindo que ele se torne parte da rotina de cuidados, evitando complicações futuras”, evidencia.

 

ATENDIMENTO

Atendimento às mulheres via saúde pública em Marechal Rondon é feito em todas as unidades de saúde do município e na Clínica da Mulher a partir de agendamentos. “O agendamento de pacientes na agenda programática da unidade é feito de forma semanal. Há, ainda, ações desenvolvidas em março e em outubro voltadas em especial à saúde feminina. Esse atendimento pode acontecer de forma espontânea nas unidades de referência ou referenciadas e também através da busca ativa feita pelas agentes comunitárias de saúde”, explica.

 

NÚMEROS

Óbitos por neoplasias malignas em órgãos genitais femininos de pacientes rondonenses entre janeiro de 2010 e outubro de 2020

(Arte: O Presente)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente