Fale com a gente

Marechal "Homem do chapéu"

“Os rondonenses têm uma energia muito positiva”, elogia governador do Distrito 4640 do Rotary

Publicado

em

Governador do Distrito 4640 do Rotary Internacional, Sergio Baseggio: “Fomos muito bem recebidos. Vemos muita motivação e a família rotária rondonense bem sintonizada e atuante” (Foto: Daniel Felício/OP)

O governador do Distrito 4640 do Rotary Internacional, Sergio Baseggio, esteve em Marechal Cândido Rondon, nesta semana, juntamente com a esposa Marta, cumprindo agenda oficial de visitas aos clubes de Rotarys do município, conforme acontece anualmente.

O circuito marca o retorno das visitas presenciais, que já não ocorriam há um ano e meio por conta da pandemia de Covid-19.

“Fomos muito bem recebidos. Vemos muita motivação e a família rotária bem sintonizada e atuante”, declarou Baseggio durante visita ao O Presente, na terça-feira (26).

Marechal Rondon conta com quatro clubes do Rotary: Beira Lago, Marechal, Guarani e 25 de Julho, além do Interact, Rotaract, Rotakids e Associação de Senhoras de Rotarianos.

 

Projetos enaltecidos

Na oportunidade, o governador do Distrito 4640 enalteceu os projetos realizados pelos Rotarys localmente, como o que viabilizou o repasse de um raio X à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele também elogiou o apoio que três dos quatro clubes têm dado à Casa de Maria, que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, ofertando subsídios distritais como contribuição para a realização de oficinas de música (Rotary Beira Lago), aulas de informática (Rotary Marechal) e aulas de judô (Rotary Guarani).

 

Adaptação à pandemia

Com o advento da pandemia, os encontros da família rotária tiveram que ser mudados e moldados diante do cenário de medidas restritivas. Na opinião de Baseggio, a migração para os encontros virtuais trouxe apenas benefícios. “Aprendemos que o que não podemos modificar, podemos reinventar. As reuniões on-line foram mais benéficas e funcionais para os nossos treinamentos. Antes, por exemplo, tinha vezes que viajávamos um dia para um treinamento de meio período. A virtualidade nos aproximou, de certa forma, trocando informações e experiências maravilhosas através da tela. Foi algo que a pandemia nos impôs, antecipando uma tendência inevitável no futuro”, considera.

Segundo ele, os encontros on-line possibilitaram reuniões com governadores de Portugal e treinamento com os 31 governadores do Brasil. “Também assistimos à cerimônia de posse em Lisboa e a história do Rotary na Capital portuguesa”, conta.

O rotariano diz que anteriormente o encontro de governadores era realizado apenas duas vezes por ano por meio do Instituto Rotary. “Já este ano foram quase 70 encontros justamente por causa da aproximação que a tecnologia nos trouxe”, enfatiza.

 

Perdas

Baseggio lamenta a perda de companheiros rotarianos para a Covid-19. “Foram quase 60 membros só no nosso Distrito, incluindo gente jovem, além do nosso presidente do Rotary e sua esposa”, menciona.

 

Chapéu: marca da gestão

Uma das marcas da gestão de Bassegio como governador do Distrito 4640 que está chamando a atenção é o icônico chapéu que ele distribui para os rotarianos em todas as cidades que visita. “Abaixo do chapéu, carrego alegrias e tristezas, mas significa que, acima de nós, existe alguém superior, que guia nossos pensamentos, que acalenta nossos sentimentos e abençoa nossos projetos. Isso significa um ser maior”, afirma.

O chapéu foi uma parceria com a Cresol. “Foram investidos cerca de R$ 100 mil em 4,5 mil chapéus. Todos os clubes dos Distritos foram agraciados. É uma parceria já firmada também para o ano que vem”, relata.

 

Visita do presidente do internacional

Ao se referir ao lema “Servir para transformar vidas”, Bassegio avalia que o Distrito 4640 segue firme neste propósito. “Estamos indo muito bem neste sentido. Nosso presidente internacional, Shekhar Mehta, destaca que precisamos fazer em 17 meses o que o Rotary não conseguiu fazer em 17 anos, que é criar um pacto, fazer algo diferente para atrair mais pessoas, chamar atenção para aumentar os quadros associativos”, expôs.

 

Visita do presidente do internacional

Em fevereiro de 2022, o presidente do Rotary Internacional, Shekhar Mehta, da Índia, fará uma visita a cinco países da América Latina, incluindo o Brasil. Ele vai aterrissar em Foz do Iguaçu e, de acordo com Bassegio, a expectativa é a melhor possível. “O presidente internacional vai conhecer o projeto de Empoderamento de Meninas, realizado pelos clubes de Foz, que tem o intuito de chamar atenção acerca da brutalidade e violência contra mulheres e meninas. Foz do Iguaçu está preparando uma festa enorme e isso também aumenta a autoestima dos nossos clubes”, opina.

 

Pólio

O govenador distrital ressaltou ainda, durante a visita, o trabalho do Rotary para erradicar a poliomielite. Segundo ele, o clube trabalha há mais de 35 anos com o intuito de livrar o mundo desta doença. “É uma ação contínua. Este ano tivemos dois casos de pólio, no Afeganistão e Paquistão. Se parássemos de trabalhar no combate a esta doença hoje, dentro de dez anos a poliomielite poderia paralisar até 200 mil crianças por ano. Estamos engajados em salvar vidas e lutar pela vacinação”, evidencia.


Governador do Distrito 4640, Sergio Baseggio, e a esposa Marta, acompanhados da presidente do Rotary Marechal, Leide Meinerz, e da governadora assistente, Grasielly von Borstel, durante visita ao O Presente (Foto: Daniel Felício/OP)

 

 

DIA DA FAMÍLIA ROTÁRIA

Durante a visita do governador do Distrito 4640 a Marechal Rondon, uma comitiva de rotarianos visitou o prefeito Marcio Rauber, ocasião em que ele sancionou a lei que institui o Dia Municipal da Família Rotária, a ser comemorado anualmente em 23 de fevereiro, mesma data em que é comemorado o Dia Mundial do Rotary. O projeto de lei foi de autoria dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca), Dionir Briesch (Sargento Dionir) e Moacir Froehlich e aprovado na Câmara de Vereadores.

Baseggio enfatizou que Marechal Rondon é um município especial, pelo qual tem muito carinho. “Marechal Rondon e a sua população possuem uma energia muito positiva. Gosto muito de visitar a cidade. Os Rotarys também realizam ações de destaque. Como salientei na reunião que tive com os clubes, todos são servos úteis, acima do previsível. Agradeço à administração municipal, vereadores e integrantes dos Rotarys por este momento”, declarou.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente