Fale com a gente

Marechal "Eu venho para servir, para somar"

Pela 1ª vez Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon será comandado por uma mulher

1ª tenente Marcela Schwendler assume no lugar do capitão Guilherme Rodrigues de Lima, que passa a comandar o quartel de Toledo

Publicado

em

(Foto: Rádio Difusora)

Dezenas de pessoas prestigiaram, na quinta-feira (13), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), a solenidade de passagem de comando do Quartel do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon.

Pela primeira vez na história, a corporação local passa a ser comandada por uma mulher, a 1ª tenente Marcela Schwendler, que nos próximos dias será promovida a capitã.

Ela recebeu o comando das mãos do capitão Guilherme Rodrigues de Lima, que por 11 meses esteve à frente dos Bombeiros em Marechal Rondon: ele foi designado para assumir o quartel da corporação na cidade de Toledo.

O capitão falou sobre sua passagem por Marechal Rondon: “Ficamos 11 meses no comando de Marechal Rondon, foi um desafio grande, porque a gente vinha de uma unidade menor. Saímos de uma unidade com dois municípios, caímos numa unidade com oito municípios então isso representa um avanço grande na carreira e obviamente uma responsabilidade muito maior. Iniciamos alguns trabalhos, demos continuidade aos projetos que o comando anterior já havia iniciado e isso vai continuar acontecendo. O Corpo de Bombeiros sempre segue um planejamento plurianual, então da mesma forma que eu dei continuidade nos projetos já iniciados anteriormente, a tenente Marcela vai continuar os projetos que estão em andamento”, mencionou.

Ele comentou também sobre a estrutura do Corpo de Bombeiros e projetos que estão em andamento. “Nós estamos com vários projetos para realmente melhorar as estruturas. O quartel do Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon foi criado pelo programa bombeiro comunitário que era um programa basicamente com dez homens e duas viaturas e hoje nós contamos com cerca de 12 viaturas e 24 homens. Então as nossas instalações não comportam o Corpo de Bombeiros e a gama de atividades que o bombeiro tem. Nós temos alguns projetos realmente visando o aumento da estrutura construída, aumento de alojamentos, aumento de almoxarifados para poder acondicionar esses matérias a mais pela gama de atividades a mais que nós temos que atender. Então acabou que o bombeiro ele foi se adaptando, adaptando, mas chega uma hora que não tem como, e a gente precisa realmente renovar as estruturas para poder atender corretamente”, destacou.

Rodrigues citou exemplos que mostram a necessidade de aumentar a estrutura do quartel. “O bombeiro comunitário não tem setor de engenharia e prevenção, o Corpo de Bombeiros tem e hoje esse setor fica no Centro de Eventos deslocado, então a população que precisa ter um atendimento precisa se deslocar a outro local, as vezes eles vem erroneamente no quartel para receber o atendimento a gente orienta a deslocar até o centro de eventos e com esses projetos a gente pretende unificar tudo em um local só para que a população saiba, “ah, preciso de alguma coisa do bombeiro”, é so chegar no quartel que sera muito bem atendido”.

Presente na solenidade, o prefeito Marcio Rauber reafirmou o compromisso do município com o setor de segurança pública, especialmente os bombeiros.

O prefeito destacou a reforma do quartel: “Na terça-feira (11) foi a abertura dos envelopes para a ampliação do prédio do corpo de bombeiros. Nos temos a obrigação de auxiliar naquilo que a gente pode. Essa é uma demanda de longa data, uma necessidade grande, especialmente porque hoje nos temos mulheres no corpo de bombeiros, inclusive o comando hoje do Município já é da Capitã Marcela. São inúmeras melhorias e ampliações que o Município em parceria com o Estado vai poder executar para aqueles que cuidam tão bem das nossas vidas possam ter melhor condição de trabalho para desempenhar e produzir um resultado melhor em favor da nossa sociedade”.

A 1ª tenente Marcela fala sobre sua chegada em Marechal Rondon, destacando como será o seu comando: “Tem todo um planejamento estratégico, mas a gestão da Marcela já começa com uma previsão de reforma do quartel. O quartel ele não comporta a capacidade tanto de viaturas como de efetivo, então tem uma reforma para acontecer com o apoio da prefeitura municipal. Quanto ao ambiente interno é treinamento dos nossos bombeiros, a gente tem que estar sempre com a tropa muito motivada, bem treinada. Treinamento do nosso efetivo, buscar treinamento, instruções e integração com a sociedade principalmente, as pessoas saberem quem é o Corpo de Bombeiros na cidade, qual é a importância dele, a gente muitas vezes lembra do bombeiro, por exemplo, quando acontece uma tragédia”, enaltece.

A tenente falou também sobre a integração do Corpo de Bombeiros com a sociedade. “Apesar da cidade ser tranquila quanto ao número de ocorrências, em comparação a cidades maiores, a preocupação existe, a cidade vem aumentando, o número de ocorrências vem sim aumentando a demanda. A intenção é essa integração do Corpo de Bombeiros com a sociedade para um trabalho em conjunto, para bem-estar de todos. Ninguém faz nada sozinho. Eu entro na gestão pegando gestões passadas; é uma continuidade de trabalho, não é um trabalho no qual eu vou iniciar do zero, é apenas uma continuidade. A questão da reforma e ampliação do quartel começou lá com o major Tiago Zajac, passou para o capitão Rodrigues, que agora está passando para mim e a intenção é a gente da continuidade no trabalho”, ressaltou.

Para ela, a reforma e ampliação do quartel é uma das prioridades: “Para a gente dar uma estruturada no bombeiro de Marechal, Marechal merece um Corpo de Bombeiros bem estruturado”.

A futura capitã Marcela falou também o que se pode esperar dela. “A Marcela dentro da carreira militar é uma profissional extremamente dedicada ao Corpo de Bombeiros. A minha bandeira é o Corpo de Bombeiros, para melhor servir à sociedade, a sociedade ela precisa de profissionais motivados. Quando a gente meche com vidas, socorro público, a gente precisa dos profissionais bem treinados e principalmente motivados, porque é a vida das pessoas que esta ali. O juramento que a gente faz na nossa profissão é com o sacrifício da própria vida, a gente tem que levar muito a serio porque não é simples, não é qualquer coisa, é uma missão muito importante, muito honrada e que eu tenho a grata satisfação de estar assumindo agora essa parte do comando de Marechal Rondon.”

“Eu venho para servir, para somar, o que as pessoas podem esperar de mim é de uma pessoa comprometida com o corpo de bombeiros”, finalizou.

O Presente com Rádio Difusora

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente