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Marechal Entrevista ao O Presente

“Planejamos diminuir os impactos deixados pela pandemia”, frisa secretária de Educação

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Secretária municipal de Educação de Marechal Rondon, Andreia Bach: “O objetivo para 2021 é esta retomada de forma segura e que os alunos possam ter o seu desenvolvimento cognitivo de maneira adequada, conforme a série e o ano em que estão estudando” (Foto: Joni Lang/OP)

Professora da disciplina de Língua Portuguesa e também graduada em Pedagogia, Andreia Jaqueline Bach foi anunciada na segunda-feira (25) para atuar como secretária municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon pelos próximos quatro anos.

Ela foi a novidade dos três nomes divulgados em coletiva convocada pelo prefeito Marcio Rauber e vice-prefeito Ilario Hofstaetter (Ila). Andreia integra a rede municipal de ensino rondonense desde 1999. Também é professora da rede estadual. Embora tenha sido anunciada, sua nomeação depende da resposta a um protocolo encaminhado ao Governo do Estado, que solicita a cessão da servidora ao município.

Em entrevista, Andreia aborda sobre sua expectativa na pasta que é uma das mais importantes do município, frisa que a pandemia do coronavírus trouxe prejuízos ao setor, especialmente no que tange ao ensino/aprendizagem dos alunos, uma vez que as aulas presenciais foram interrompidas, e enaltece que este será um dos grandes desafios do setor. Confira.

 

O Presente (OP): Quem é Andreia Bach, agora secretária municipal de Educação?

Andreia Bach (AB): Sou professora da rede municipal, efetiva desde o ano de 2003, mas iniciei um bom tempo antes, pois trabalhei como estagiária. Sou professora também da rede estadual de Educação na disciplina de Língua Portuguesa, no Colégio Estadual Frentino Sackser. Este é o meu perfil profissional. Sou professora há muitos anos e esta é a profissão que escolhi desde pequena e que me realiza muito. Já trabalhei em praticamente todos os segmentos dentro da educação do município de Marechal Rondon, conheço bem as realidades que a gente tem, trabalhei em diversas escolas, inclusive em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Então, falar de educação é falar de mim; falar de mim é falar da educação.

 

OP: A senhora foi assessora pedagógica e trabalhou junto da ex-secretária de Educação, Marcia Winter, e agora assume a pasta. Havia pretensão de ser convidada pelo prefeito e vice?

AB: Foi uma grande surpresa, pois não estava esperando. No primeiro mandato do prefeito até se cogitou meu nome, porém o convite foi para a professora Marcia Winter, até porque eu estava iniciando a carreira no Estado na época. Dessa vez ouvi alguns comentários em relação a esta possibilidade, mas o convite oficial foi uma surpresa para mim.

 

OP: A senhora assume no meio de uma prova de fogo em virtude do período de pandemia. Como serão conduzidos os trabalhos?

AB: Nós estamos analisando todas as situações em relação a isso, porque o nosso calendário prevê o retorno dia 08 de fevereiro. Porém, precisamos ter todas as normativas para que este retorno ocorra de forma segura. Na semana passada o Governo do Estado emitiu um documento autorizando a volta das atividades presenciais, óbvio que seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Agora nós aguardamos um documento que será feito pelo Conselho Estadual de Educação que trará também algumas orientações a serem seguidas pelas instituições e secretarias de Educação, para que este retorno ocorra realmente de forma segura. Hoje, ainda não temos uma definição de como isso vai ocorrer, pois terminamos 2020 de maneira remota. Existe a possibilidade de retomar de forma híbrida, mas todas essas questões serão discutidas e analisadas para que ocorra com muita segurança, tanto para profissionais quanto para alunos.

 

OP: Há informações da Secretaria Municipal a respeito de que forma vai ser esse início?

AB: Na semana que vem vamos retomar as atividades com os nossos professores na semana pedagógica, na qual iniciaremos a preparação para todo o ano letivo. Será um ano muito desafiador, porque temos como meta retomar as atividades e precisamos avaliar o que aconteceu em 2020, o que deve ser retomado em 2021 e o que precisamos fazer para diminuir os impactos da pandemia de 2020. Não há como negar que houve prejuízos no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos, embora tenha sido feito um trabalho para que isso ocorresse da forma mais tranquila possível. No entanto, devemos retomar o trabalho realizado. Então, será um período de avaliação de como estão os nossos alunos para que possamos planejar as estratégias e diminuir o máximo possível as lacunas que ficaram de 2020.

 

OP: No seu anúncio, o prefeito Marcio disse que a senhora faz parte de um planejamento estratégico. Deseja deixar alguma marca dentro desse governo?

AB: É o que todo mundo espera quando assume uma função de tamanha importância. Sou professora de carreira da rede municipal e quando você assume uma função como esta, a sua preocupação é deixar algo melhor para si mesmo, porque faz parte do plano de carreira, bem como para seus colegas. Então, espero que este período em que esteja à frente da Secretaria eu possa realmente deixar um legado que traga melhoria para alunos, à comunidade escolar e aos meus colegas professores.

 

OP: Quais os objetivos para os próximos quatro anos enquanto secretária de Educação?

AB: De forma mais imediata o que temos planejado é reduzir os impactos causados pela pandemia em 2020. Precisamos reavaliar e mensurar esses impactos deixados nas nossas escolas e nos nossos alunos para, então, trabalhar para que esse desenvolvimento possa ocorrer, que possamos mitigar o máximo possível esses impactos, recuperar os conhecimentos que ficaram e que de repente precisam ser mais aprofundados. O objetivo para 2021 é esta retomada de forma segura e que os alunos possam ter o seu desenvolvimento cognitivo de maneira adequada, conforme a série e o ano em que estão estudando.

 

OP: Existe alguma lacuna na relação aluno/professor? Como superar?

AB: O principal impacto foi no desenvolvimento dos alunos. Não há como negar que na educação, principalmente na faixa etária atendida pela Secretaria de Educação nas escolas municipais e nos CMEIs, o atendimento presencial faz toda diferença. O principal problema causado pela pandemia no desenvolvimento das crianças foi realmente essa falta de interação entre professor e aluno. Não há como substituir, por mais que os professores realizaram um trabalho excelente e tiveram muita dedicação, mesmo assim a falta dessa interação diária, tanto com professor quanto aluno, faz toda diferença. Este é um dos principais impactos. Além do que, a escola é um dos principais espaços de interação das crianças, tanto nos Cmeis, o primeiro local em que ingressam na educação, quanto nas escolas municipais. Essa lacuna da interação da criança com o outro também é algo importante e que precisa ser retomado quando possível.

 

TRAJETÓRIA

Formada no Ensino Superior em Letras/Português e também em Pedagogia, Andreia Bach integra a rede municipal de ensino rondonense desde 1999, tendo sido aprovada em concurso no ano de 2003. Há cerca de seis anos foi aprovada em um concurso da rede estadual de Educação, lecionando a disciplina de Língua Portuguesa no Colégio Frentino Sackser.

 

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